Apendicite Supurada – Conheça seus sintomas e tratamentos

publicidade:

Sempre estamos a procura de manter nosso organismo o mais saudável possível, mas mesmo com todos os cuidados que tomamos ainda podem surgir graves problemas a saúde que não podemos controlar como é o caso da apendicite supurada  que é uma inflamação que costuma ocorrer de forma súbita.

Para quem está sofrendo ou tem algum familiar que sofre desse problema, aprenda hoje o que é apêndice, como surge a apendicite e porque ela se transforma em apendicite supurada.

publicidade:

O que é a apêndice

O apêndice nada mais é do que um prolongamento da região em que os intestinos delgado e grosso são ligados. Veja a imagem de onde ele está localizado:

publicidade:

apendicite supurada

Segundo pesquisas realizadas por médicos, a apêndice é apenas um vestígio de algo que nosso organismo não utiliza mais, que se perdeu com a evolução humana, é algo que não serve para nada em nosso corpo e que pode trazer inúmeros problemas inclusive graves se houver inflamação.

Como hoje em dia o apêndice não tem função nenhuma, segundo os médicos ele pode ser removido por meio de cirurgia tranquilamente quando houver uma inflamação do apêndice denominada apendicite que não haverá consequência alguma para nosso organismo.

apendicite supurada

Mas afinal de contas O que é apendicite supurada?

A apendicite supurada ocorre quando a apêndice inflamada não é removida a tempo por meio de cirurgia causando assim um rompimento.

Após a apêndice se romper, supurar ou estourar, ela libera no organismo fluidos inflamatórios e bactérias.

Esses fluidos inflamatórios e bactérias primeiramente vão para a cavidade abdominal podendo ocasionar a peritonite e se espalhar por todo o corpo através do sangue podendo causar até mesmo uma sepse, que é uma infecção generalizada dos órgãos, saiba que apendicite supurada pode matar.

Sinais e sintomas de apendicite supurada

Segundo relatos de pacientes que tiveram apendicite supurada geralmente ela tem sintomas iniciais como dores do lado inferior direito do abdômen, que podem ficar mais dolorosas no passar das horas, febre e perda de apetite também são alguns dos sintomas.

Outros sintomas como diarreia, vômitos, náuseas e prisão de ventre também podem ocorrer, mas não são em todos os casos.

Para não confundir os sintomas da apendicite supurada com outros problemas de saúde fique atento aos sinais que aparecerem e procure logo seu médico.

Tratamento para apendicite supurada

O tratamento consiste na remoção total desse órgão por meio de cirurgia de apendicite estourada ou supurada que pode ser uma laparoscopia ou apendicectomia Tradicional. Mas mesmo após sua remoção pode ficar vestígios de fluidos inflamatórios e bactérias que são tratados com antibióticos e anti-inflamatórios para evitar o surgimento de uma infecção.

Apendicite supurada pós operatório

No pós operatório o paciente deve ter uma alimentação de apenas líquidos, deve evitar andar, levantar peso e fazer esforço físico.

Após as primeiras 24 horas já poderá se alimentar de forma normal, a alta hospitalar também costuma ocorrer após esse período.

Caso aconteça sintomas como febre, barriga inchada, diarreia após a cirurgia, o médico deve ser consultado.

publicidade:

Em crianças e jovens o tempo de recuperação costuma ser mais curto, de 3 a 7 dias, podendo chegar a 1 mês.

Apendicite supurada – Fotos de cicatrizes