Ascaridíase – Lombriga – Descubra o que é, Causas, Tratamentos.

Ascaridíase – Lombriga – Descubra o que é, Causas, Tratamentos.
Avalie esse post

Popularmente conhecida como lombriga, a Ascaridíase é uma das doenças que mais se espalha pelo mundo, principalmente em locais onde o saneamento básico é precário.

Na maioria dos casos esses vermes parasitas infectam crianças, mas também ha casos em que adultos também são infectados.

Esse parasita de nome estranho não apresenta sintomas quando está na fase inicial de seu desenvolvimento, ficado assim difícil de haver um diagnóstico rápido.

ascaridíase

Quando há uma infestação de ascaridíase no intestino é fundamental conhecer seus sintomas, afim de poder procurar o melhor tratamento, mas antes de mais nada, é necessário saber com o que estamos lidando, vamos conhecer agora um pouco mais sobre esse parasita.

Veja também: Como acabar com mosquitos de banheiro

Leia Também  Apendicite Supurada - Conheça seus sintomas e tratamentos

O que é Ascaridíase

Cientificamente chamado de Ascaris lumbricoides, esse verme parasita de corpo cilíndrico que mede entre 15 a 40 centímetros, se infesta no organismo e se aloja no intestino, e quando não tratado adequadamente pode atingir outros órgãos como coração, pulmão, vesícula biliar ou fígado.

A ascaridíase pode ser transmitida através do consumo de alimentos mal lavados e crus, locais com sujeira, uma higiene precária e contato com fezes humanas infectadas.

dor causado por ascaridíase

Estima-se que cerca de 10% da população de todo o mundo possuem essa infecção e boa parte delas ainda não sabe.

Como dito antes, em sua fase inicial a ascaridíase não apresenta sintomas aparentes, mas após o passar dos dias ela pode gerar graves problemas no intestino e no pulmão.

Ascaris Lumbricoides – Ciclo de vida

cilo de vida da ascaridíase

Ascaris lumbricoides Sintomas e tratamento

Se você suspeita que está com ascaridíase, saiba agora quais são seus sintomas e descubras qual o melhor tratamento para acabar com esse parasita.

Sintomas da Ascaridíase

Assim que as larvas se instalam no organismo, elas começam a se desenvolver não causando nenhum sintoma nessa fase, mas quando se tornam adultas podem causar sintomas muito desagradáveis, confira alguns dos sintomas na lista abaixo.

Leia Também  Linfócitos típicos

Quando alojadas no pulmão podem surgir sintomas como:

  • Tosse ou engasgos
  • Falta de ar
  • Vômitos

Já no intestino podem haver sintomas como:

  • Perda de peso
  • Fezes irregulares
  • Náuseas
  • Vômitos recorrentes
  • Vermes visíveis nas fezes
  • Dor no estômago ou abdominal
  • Diarreia

Diagnóstico

Ao suspeitar de qualquer infestação de parasitas, seu médico pode pedir a realização de exames de sangue, fezes e raio x para um melhor diagnóstico.

Prevenção da Ascaridíase

como evitar verminose

Tratamento da ascaridíase

Medicamentos antiparasitários serão o suficiente para tratar a ascaridíase quando estiver apenas no intestino, dentre eles estão o Mebendazol, Albendazol e Ivermectina.

ascaridíase

Agora se os parasitas já tiverem se espalhado pelo organismo, poderá ser necessário um procedimento cirúrgico para remoção completa dos vermes e para correção de danos causados.