Beldroega: Para que serve e quais o Benefícios dessa Planta

publicidade:

A falta de informação por vezes nos prejudica por não conhecermos utilidades para certos tipos de plantas como é o caso da Beldroega.

Pessoas que não conhecem seus benefícios simplesmente passam por ela, ou até mesmo arrancam caso estejam em seu quintal.

publicidade:

Muitas vezes rotulada de erva daninha ou mato pelo fato de nascer em praticamente qualquer lugar, na realidade a Beldroega é ótima quando utilizada como uma planta medicinal.

publicidade:

Ela se enquadra no grupo de plantas alimentícias não convencionais, ou seja pode ser usada como um alimento mas não é comum, isso acontece porquê ao longo de nossa evolução, o ser humano deixou de comer muitos tipos de plantas que antigamente eram comuns de se comer, já hoje em dia nem se ouve falar.

Como identificar a Beldroega

Uma das vantagens dessa planta é que ela pode ser encontrada em qualquer lugar, quintal, muro ou mesmo pelas calçadas.

Para identifica-la é muito simples, ela é uma planta rasteira, e suas folhas são suculentas, carnudas e ovais de cor verde. Seu caule tem um tom roxo amarronzado, e para facilitar na identificação, confira a imagem de destaque desse artigo.

Podemos dizer que para essa planta não tem tempo ruim, seja no sol ou na sombra, independente do terreno em que ela se encontre, com pedras, arenoso encharcado, e em qualquer estação do ano, essa planta sempre irá se desenvolver sem problemas, até mesmo se quiser plantar em um balde e aguar de vez em quando .

Sobre a Beldroega

Há quem acredita que ela estraga o visual do jardim, mas na verdade o que deveria realmente estar acontecendo seria as pessoas utilizarem de seus benefícios consumindo a Beldroega em saladas cozidas ou consumidas cruas mesmo.

Ela não deveria ser classificada simplesmente como um mato qualquer que nasceu no quintal, essa planta rasteira com cerca de 15 centímetros tem um enorme potencial medicinal.

Benefícios da Beldroega

Após conhecer todos os benefícios que essa pequena planta pode oferecer a nossa saúde, certamente pensará duas vezes antes de simplesmente remover do jardim.

O ato de consumir Beldroega faz muito bem a saúde, seja feita como chás ou em saladas, além de beneficiar os rins e a bexiga, ela também pode ser usada como anti-inflamatório, é laxante, diurética, auxila no tratamento da diarreia e vômito e no combate a hemorroidas.

Pela quantidade de nutrientes que suas folhas contém, é difícil acreditar que uma plantinha dessas pode ser encontrada em qualquer lugar, dentre as vitaminas e minerais que ela oferece estão a Vitamina A, Vitamina C, Vitaminas do complexo B, cobre, fósforo, manganês, potássio, ferro, cálcio, Beta caroteno, ácido fólico, ômega 3 e magnésio.

Vegetarianos

Para os vegetarianos que evitam a qualquer custo o consumo de carne, a beldroega é um forte aliado quando utilizada no lugar do peixe, suas folhas possuem mais ômega 3 que qualquer tipo de óleo de peixe encontrado no mercado.

Como preparar

Além das folhas, o caule e também as folhes são comestíveis, suas vitaminas e minerais são melhor aproveitados quando consumidas cruas, para não haver perda significativa de seus nutrientes na hora de cozinhar, deve ser cozida em fogo brando e em um período reduzido de tempo.

publicidade:

Seu caule e folhas, podem ser usado em saladas e ensopados, já para tomar, ela pode ser utilizada para fazer chás e sucos.