Calazar em Cães e Humanos, Sintomas e Tratamento – Tem cura?

publicidade:

Calazar em Cães e Humanos, Sintomas e Tratamento – Tem cura? O calazar é a segunda doença parasitária mais mortal no mundo após a malária, e é responsável por uma estimativa de 20.000 a 40.000 mortes em todo o mundo a cada ano. A sua distribuição está altamente localizada, com mais de 90% dos 200 000-400,000 casos anuais estimados que ocorrem em apenas 6 países: Bangladesh e Índia no subcontinente indiano (ISC); Etiópia, Sudão e Sudão do Sul em África; e no Brasil.

Causas

O calazar também chamado de Leishmaniose é transmitido por vetores (mosquito – palha, tatuquira, birigui, cangalhinha, asa branca, asa dura e palhinha) e é causada por infecção crônica com parasitas protozoários do gênero Leishmania. Os parasitas são transmitidos entre seres humanos cães e gatos através da picada do mosquito fêmea.

publicidade:

Uma vez dentro do corpo, os parasitas passam por diferentes estágios do seu ciclo de vida, se reproduzem nos macrófagos e migram para os órgãos internos, como fígado, baço e medula óssea.

publicidade:

Sintomas

Os sintomas do calazar incluem febre, perda de peso, anemia e inchaço substancial do fígado e do baço. Se não for tratado, a doença é quase sempre fatal.

A maioria dos indivíduos infectados com o parasita são assintomáticos, ou seja, recuperam-se da infecção sem desenvolver sintomas clínicos, mas ainda são infecciosos para os mosquitos.

Tem cura?

O tratamento do calazar em humanos consiste na administração de antimoniais ou anfotericina B, que pode acabar de vez com o parasita.

A má notícia é que para os cães não há cura, o que existe é apenas a cura clínica onde serão tratados os sintomas apresentados pelo animal, porém o parasita continuará sobrevivendo dentro do organismo do animal.

calazar em cachorros

publicidade:

Por esse motivo a eutanásia (sacrifício sem dor) é fortemente indicada pelo governo. O que acaba não resolvendo o problema já que não é o cão que transmite a doença e sim o mosquito.

Calazar em humanos Fotos

Calazar em cachorros Fotos