Comidas típicas de Festa Junina

publicidade:

Com a aproximação do mês de junho as pessoas já começam a se preparar para a festa junina, seja na escola, na igreja ou nas ruas, essa festa que faz sucesso em todo Brasil e uma das coisas mais marcantes nessa data são as comidas típicas de festa junina.

Por estar relacionada ao interior, as comidas típicas dessa data tem tudo a ver com o campo, grãos como amendoim, arroz e milho são apenas alguns dos itens que estão em praticamente todas as receitas, mesmo apesar de variar um pouco de estado para estado.

publicidade:

 

Comidas típicas de Festa Junina

publicidade:

Festa junina - como surgiu

Antes de conhecer as comidas típicas de festa junina, que tal entrarmos um pouco mais afundo na história do Brasil para conhecer um pouco mais a respeito sobre essa festa.

Tudo começou na idade média quando a igreja católica marcou a festa junina como parte do calendário cristão como uma forma de homenagem a Santo Antônio 13 de junho, São João 24 de junho e São Pedro 29 de junho.

Em Portugal as festas eram feitas para comemorar a colheita do trigo pelos agricultores, e foi Portugal que trouxa para o Brasil as comemorações no período colonial.

Com a chegada das comemorações de festa junina, elas foram aos poucos se adaptando ao estilo de vida aqui do Brasil, e hoje em dia está relacionada ao interior, o povo do campo.

É por isso que na festa junina não pode faltar alguns itens típicos como calças remendadas, mulheres com vestidos coloridos, bandeirinhas, fogueira, São João e claro as comidas típicas.

Comidas típicas de Festa Junina

Caso pretenda realizar um festa junina na escola, na rua ou na igreja ou quer apenas conhecer quais são o pratos típicos dessa data, fizemos uma lista que consta todo o cardápio de uma boa festa junina, confira.

Milho

Quando Portugal trouxe as comemorações da colheita para o Brasil o trigo não era o forte da produção brasileira, então aqui escolhemos outro grão para a celebração, o milho.

Na festa junina o milho é a base de grande parte das receitas, assim como o próprio milho cozido e assado na brasa, ele também é utilizado para fazer pamonha, pipoca, canjica, cural, bolo de milho, polenta e cuscuz que não pode faltar.

Amendoim

Humm, quem nunca comeu um amendoim torrado servido com sal ou açúcar, é realmente uma delícia, ele é com certeza uma das comidas típicas da festa junina, além de ser feito torrado ele também é usado para fazer paçoca, pé de moleque, e é um dos ingredientes que são usados para fazer canjica.

Outras

E não para por ai, ainda existem muitas outras comidas típicas de festa junina, confira a lista que fizemos com as mais populares, como as comidas podem variar de estado para estado ela poderá ser um pouco longa.

- Bolo (Fubá, coco, amendoim, mandioca, milho)

- Maçã do amor

- Cachorro quente

- Cocada

- Arroz doce

- Pinhão cozido

- Quindim

- Maria Mole

- Espetinho de carne

- Queijadinha

- Batata doce assada

- Quebra queixo

- Doce de abóbora

- Biscoito de polvilho

- Broa de fubá

- Caldo de feijão

Bebidas

- Quentão

- Vinho quente

publicidade:

Agora que você já conferiu as comidas típicas de festa junina, que tal deixar seu comentário dizendo qual comida mais prefere e se em sua região tem algum outro tipo de comida que não foi mencionado do texto.