Como Cultivar Hortelã no vaso ou no jardim: Em passos Fáceis

publicidade:

Antigamente era comum encontrar casas com hortelãs espalhadas pelo terreiro afora, quando não havia um pé de hortelã em casa, certamente o vizinho teria, mas com o passar do tempo está ficando cada vez mais escasso de encontrar essa planta e a melhor alternativa para tê-la por perto é aprendendo como cultivar hortelã, seja em apartamento, no terreiro ou em um vaso.

É incrível a variedades de benefícios que se pode obter com o plantio da hortelã, além de proporcionar diversos benefícios a saúde, ela pode ser usada para fazer chá, pode ser usada como ingrediente em uma variedade de receitas e ainda pode também proporcionar um aroma agradável ao ambiente.

publicidade:

Como Cultivar Hortelã

publicidade:

Como cultivar Hortelã – Passo a Passo

Antes de começa a aprender a como cuidar da hortelã, é importante saber que essa planta é invasiva, e quando plantada em um terreiro com condições adequadas para que ela possa se desenvolver poderá ocupar uma grande parte do solo cultivável.

Portanto para quem deseja limitar seu crescimento uma ótima alternativa é plantar hortelã em vasos, que além de limitar seu crescimento poderá ser cultivada e locais pequenos como no caso de apartamentos.

Agora caso já tenha em casa um cantinho no terreiro reservado para flores e plantas, e deseja plantar a hortelã nesse local, uma boa forma de evitar que ela tenha um crescimento desenfreado é primeiramente plantar a hortelã em um vaso e depois submergir essa vaso no terreiro sempre mantendo uma pequena borda para fora, para evitar que assim as raízes encontrem o outro lado.

  • Existem duas formas de plantar a hortelã, a primeira é através da semente que pode ser comprada em qualquer loja especializada na comercialização de plantas, porém para que ela se desenvolva é necessário ter habilidades que somente jardineiros tem, se esse não for seu caso então pule para a segunda forma.
  • A segunda forma e mais fácil de plantar a hortelã é através da muda, para isso basta encontrar um local que tenha hortelãs plantadas, escolha um galho da planta já desenvolvido e corte, após isso encha um copo com água limpa e coloque o ramo de hortelã recém cortado na água, ao passarem alguns dias poderá notar que pequenas raízes irão aparecer, quando isso acontecer basta plantá-la em um vaso.

Como cuidar da Hortelã

Agora que já sabe onde e como deve plantar a hortelã é hora de aprender a como fornecer os melhores cuidados para a planta, pois assim ela poderá crescer e gerar muitas folhas para serem utilizadas para seus mais diversos fins.

  • Esse é um tipo de planta que necessita ser exposta a luz solar diariamente, então quando for plantar em seu jardim escolha um local que tenham esse quesito fundamental para que ela cresça, o mesmo vale para quando é cultivada dentro de apartamentos, ela deve ser posicionada em local estratégico para que receba luz solar.
  • O local de escolha para plantar a hortelã deve ser úmido, seja no vaso ou no chão essa planta deve ser sempre irrigada para manter a terra úmida, mas não confunda terra úmida com encharcada, já que se a hortelã ficar com as raízes alagadas elas apodrecerão.
  • Com essa planta não há com que se preocupar se vai ter ou não folhas para colher, já que suas folhas crescem o ano todo, os únicos cuidados necessários são a remoção de folhas ressecadas e brotos secos.
publicidade:

Além dos mais diversos fins, a hortelã ainda pode ser utilizada para espantar os ratos, esses roedores não suportam seu cheiro, portanto caso tenha percebido esses intrusos em sua casa, espalhe folhas de hortelã por onde eles costumam passar que logo ficará livre deles.