Como diminuir o mau cheiro e suor excessivo nas axilas

publicidade:

O mau cheiro e o suor excessivo são  problemas que podem trazer muitos transtornos para quem passa por essa situação, sabemos que para alguns engraçadinhos de plantão motivos não faltam para constranger uma pessoa e portanto é comum ouvir apelidos como suvaco fedido, subaqueira, catinga e outras coisas do tipo.

Bom pior do que sentir o próprio mau cheiro e ver aquelas rodelas de pizza que se forma abaixo das axilas é quando pessoas ao redor também percebem, saber que elas estão se afastando por esse fato pode ser realmente uma situação muito embaraçosa e desagradável, e é justamente por esses motivos que quem sofre com essa situação geralmente tem vergonha de procurar uma solução.

publicidade:

Como diminuir o mau cheiro e suor excessivo nas axilas

publicidade:

Saiba que não é necessário sofrer por causa dessa situação, algumas dicas básicas serão suficientes para controlar tanto o excesso de suor quanto o mau cheiro, então se liga no artigo.

O que causa o mau cheiro nas axilas

Bom, o suor é realizado através das glândulas sudoríparas, elas estão em todas as partes em nosso corpo  e servem para controlar a temperatura. Exitem 2 tipos de glândulas sudoríparas, as écrinas e as apócrinas.

Motivos como exercícios físicos, práticas de esporte e até mesmo febre podem elevar a temperatura corporal, para restaurar essa temperatura a níveis normais as glândulas écrinas liberam o suor que são inodoro.

Já as glândulas apócrinas estão em locais onde contém muitos folículos pilosos como nas axilas, virilhas, ânus e ao redor os mamilos, elas só são ativadas quando se atinge a puberdade, e é a partir da puberdade que em situações de estresse elas liberam um fluido inodoro, mas esse fluido ao ser excretado entra em contato com as bactérias presentes na superfície da pele causando o mau cheiro.

O que causa o excesso de suor

O suor excessivo é causado por uma condição conhecida como hiperidrose, pés mãos e axilas são os locais mais afetados, não há uma situação específica em que ela possa acontecer, seja no frio ou no calor, algumas causas que podem desencadeá-la são a menopausa e o hipertireoidismo.

A melhor opção para quem sofre com esse problema é procurar uma assistência médica para que possa receber o melhor tratamento, mas enquanto isso algumas dicas caseiras podem ajudar a controlar a situação temporariamente.

Como diminuir o mau cheiro e suor excessivo

Higienização

A higienização é essencial já que o excesso de suor poderá aumentar a quantidade de bactérias na pele e consequentemente aumentará também o mau cheiro, portanto ao tomar banho certifique-se de que não haja restos de sabão na pele e de desodorizantes, procure manter as axilas bem limpas.

Evite alimentos que estimule o mau cheiro

Consumir em excesso alimentos como o alho, cebola, pimenta, fast foods, peixes e outros, podem fazer com que esse mau cheiro fique ainda pior, então se não puder evitar, elo menos diminua seu consumo.

Passar limão com bicarbonato nas axilas

Já mencionamos em diversos artigos o poder do bicarbonato na eliminação de bactérias, ao mistura-la com o limão fica ainda mais potente, é muito fácil de fazer basta colocoar um pouco de bicarbonato em uma colher, pingar um pouco de limão até formar uma pasta e aplicar nas axilas, deixe por cerca de 20 minutos e lave. Deve ser realizado no máximo 3 vezes pro semana.

Se preferir poderá aplicar tanto o limão quanto o bicarbonato separadamente, ambos tem o poder de matar as bactérias causadoras do mau cheiro das axilas.

Se optar por aplicar somente o limão, 10 minutos antes do banho corte um limão pela metade e passe nas axilas, após isso tome banho e certifique-se de remover todo o resíduo de limão.

Agora caso opte por aplicar somente o bicarbonato, lave as axilas, aplique o bicarbonato por 20 minutos e após isso lave.

Evite o estresse e o sobrepeso

Esses dois fatores contribuem para o aumento do suor e consequentemente acentua a proliferação de bactérias, portanto evitar essas duas situações podem contribuir para evitar o suor em excesso e o mau cheiro das axilas.

Aproveite-se do poder da aloe vera

A aloe vera pode ser benéfica de várias formas para a pele, ela também é ma ótima aliada no controle do suor excessivo e do mau cheiro, para isso basta pegar um pouco do gel que se encontra nas suas folhas e plicar diretamente nas axilas, é essencial não remover para que ela possa agir na pele, aplique 3 vezes ao dia, mas sem colocar uma grande quantidade para não deixar as axilas grudando.

Mas algumas dicas

  • Evite pelos em excesso: sempre mantenha os pelos das axilas aparados, assim evitará que a região fique úmida e evitará o acúmulo de suor.
  • Evite roupas justas: Roupas apertadas e de materiais sintéticos poderão comprometer a ventilação das axilas e do corpo em geral.
  • Use um antitranspirante: Eles agem bloqueando os poros que liberam o suor temporariamente, dessa forma se tiver monos suor consequentemente haverá menos mau cheiro.
publicidade:

Saiba que as dicas citadas aqui são meramente informativas, o blog não tem o poder a receitar nenhum tipo de diagnóstico ou tratamento, para maiores dúvidas é sempre essencial consultar o médico para que ele possa indicar a melhor solução.