Como engraxar sapato e deixar ele brilhando

publicidade:

Ter cuidado com nossos pertences nunca é demais ainda mais quando se trata dos sapatos, para deixá-los limpos e brilhantes é necessário um cuidado diário e para isso, aprender como engraxar sapato é essencial, até mesmo para ele ter mais tempo de vida.

Se alguém que sabe o quanto é importante engraxar sapatos são as pessoas que já serviram o exercito, lá é necessário engraxar o coturno todo santo dia, e coitado do soldado que faz um mal trabalho, é certo que ele terá uma penalização por fazer tal coisa.

publicidade:

Como engraxar sapato

publicidade:

Mas esse artigo não é apenas para os soldados que desejam fazer um bom trabalho com os coturnos para não receberem penalização, as dicas são também para as pessoas que tem apreço pelos sapatos e gostam de cuidar do que é seu.

Antes mesmo de começar saiba que todo o trabalho pode ser perdido caso o sapato esteja sujo, então é primordial cuidar da limpeza dos sapatos, e somente após isso começar a engraxar.

Na hora da limpeza do sapato evite usar sabão ou algo do tipo, o mesmo possui produtos químicos que podem danificar seu sapato, procure utilizar apenas um pano úmido e tenha atenção especial nas dobras, pois é onde geralmente acumula mais sujeira.

Como engraxar sapato

Materiais necessários:

  • 1 pedaço de pano para polir ( pode ser meia, meia calça, ou um pedaço de pano velho)
  • Graxa para sapatos (De sua preferência)
  • 1 escova de sapatos

Como fazer:

Após a completa limpeza dos sapatos, comece a espalhar a graxa com um pedaço de pano velho ou flanela, vá aplicando a graxa fazendo círculos e em pequenas quantidades, não se esqueça de aplicar em todo o sapato, principalmente nas dobras.

Após passar a graxa em todo o sapato é hora de escovar, comece escovado com bastante vigor, quanto mais vigor mais a área que está sendo escovada vai esquentar, isso é ideal para dar brilho, para ajudar pode expelir ar quente com a boca para dar ainda mais brilho.

Após escovar poderá perceber que o sapato ficou opaco, mas não se assuste, agora por último é hora de lustrar/polir, e para isso utilize uma meia ou pano, lustre todo o sapato e pronto, ele estará mais brilhante do que nunca.

Como engraxar sapato - Vídeo

Vejam ais dicas do canal Engravatados, onde eles dão super dicas para seu sapato ficar brilhando.

 

Avisos

Lembre-se de que o ato de engraxar o sapato, não só da brilho como também aumenta o tempo de vida do sapato, então é ideal fazer isso diariamente ou 1 vez por semana.

A cor da graxa deve ser a mesma cor do sapato, também tem a opção de usar graxa incolor.

publicidade:

Além da forma de engraxar padrão, há várias dicas na internet de como engraxar sapato com vela ou casca de banana, a princípio elas podem até funcionar, mas ao longo do tempo pode comprometer a vida útil do seu sapato, então é bom evitar.