Como Fazer adubo orgânico com restos de alimentos em Casa

publicidade:

Como Fazer adubo orgânico com restos de alimentos em Casa - Em toda nossa vida não dá pra imaginar nem de perto quantos restos de alimentos já foram pro lixo, na maioria das vezes esses restos  são descartados sem nenhum tipo de reaproveitamento o que acaba sobrecarregando os aterros, mas sabia que  é possível fazer uma ótima forma de adubo orgânico com tudo isso que vai para o lixo todos os dias?

Esse método de transformar restos de comida em adubo é conhecido como compostagem, e acaba sendo uma ótima forma de reaproveitar o que antes iria para o lixo transformando-se em uma fonte incrível de nutrientes para plantas e verduras que estão em seu quintal. Além de nutrir as plantas o adubo orgânico melhora a estrutura do solo e retém mais umidade, tudo que é necessário para as plantas crescerem fortes e saudáveis.

publicidade:

 

Como Fazer adubo orgânico

publicidade:

Como fazer adubo orgânico com restos de comida

O adubo orgânico pode ser feito em qualquer cantinho que estiver sobrando m sua casa, pode ser num pedacinho do quintal, em um balde ou também em caixotes de feira, claro que para fazer nos caixotes seria preciso forrar com um plástico para o adubo não vazar e também facilitar na hora da mistura.

Restos que podem ser utilizados para fazer o adubo orgânico

  • Casca de frutas (Banana, maçã, melancia)
  • Casca de ovos - São ricas em nutrientes
  • Restos de vegetais ( Couve, alface...)
  • Gramas e folhas cortadas de seu quintal
  • Pó de café
  • Serragem de madeira
  • Esterco de gado (opcional)

É importante saber que alguns itens devem ser evitados de serem colocados na mistura como os restos de alimentos com sal, gordura animal (ou qualquer outro tipo de óleo como o azeite), papéis triturados ou plastificados, fezes de cão ou gato, ossos e produtos lácteos. Esses produtos poderão deixar a mistura um tanto úmida de produzirá odor desagradável.

Passo a Passo

Após escolher o recipiente que será utilizado para fazer a compostagem seja ele balde de tinta, ou caixote, é hora de colocar os restos alimentares.

Observação: Certifique-se de que o recipiente escolhido tenha alguns furos na parte de baixo e nas laterias, isso permitirá que o chorume escorra  e que a mistura receba boa quantidade de oxigênio

1ª Forma: Há pessoas que adicionam os restos de comida por camadas, começam pelos restos mais secos e seguida restos úmidos, molha com água e assim vai repetindo até terminar, na última camada termina também com material seco para evitar surgir um cheiro desagradável.

É necessário deixar a compostagem descansar por até 15 dias para que se inicie o processo de decomposição, após esse período é necessário misturar os restos alimentares para que o oxigênio se junte a mistura.

2ª Forma: Outra forma de fazer a compostagem é colocar todos os restos alimentares no recipiente de sua escolha, misturar bem adicionando água até que a mistura esteja úmida e mexa 1 vez por semana.

De acordo que os dias forem passando poderá adicionar mais produtos orgânicos para que a caixa sempre fique cheia, porém toda vez que for adicionar novos restos alimentares novamente terá que molhar a mistura até que fique úmida como se fosse uma esponja molhada

Vídeo com o passo a passo de como fazer adubo orgânico

 

Quando o adubo orgânico estará pronto

publicidade:

Assim que perceber que a mistura criou uma coloração parecida com terra, tipo castanho escuro, com cheiro de terra fresca, perceberá que o adubo estará pronto, geralmente todo o processo pode demorar de 3 a 6 meses, portanto é ideal ter paciência.