Como Fazer café – Medidas ideais para um café perfeito

publicidade:

Ele é a primeira coisa que pensamos após ter uma boa noite de sono, aprenda a melhor receita de como fazer café e desfrute de todo sabor que ele pode oferecer.


Não há quem não conheça o famoso aroma e sabor do café, essa bebida que á mais tomada no mundo todo é ideal para ser servida a qualquer hora do dia.

publicidade:

Se ainda não sabe como fazer café, fique tranquilo, no artigo de hoje iremos mostrar a melhor forma de como fazer, quais medidas usar e qual coador é o melhor para que o café fique perfeito.

publicidade:

Antes de aprender esse receitinha simples conheça alguns dos benefícios ao se tomar café.

 

Como Fazer café

Benefícios do café

O café não é famoso apenas por causa de seu sabor delicioso e aroma, além desses fatores, ele nos trás inúmeros benefícios a saúde quando tomado na dose certa.

Ao tomar apenas uma xícara de café pela manhã seu corpo sentirá uma grande melhora no cansaço físico e mental, além disso ele também atua no controle de peso já que é um termogênico e acelera o metabolismo, melhora grandemente a concentração e também sua disposição para fazer exercícios físicos.

Como Fazer café

Apresentamos aqui duas formas em que o café pode ser feito, que é no coador (de pano ou de papel) e também na cafeteira.

O ideal é que se faça os dois para saber qual forma mais lhe agradará. Segundo algumas pessoas o café feito no coador de pano fica mais saboroso, como aquele que a mamãe faz, mas tudo é questão de preferência.

Então se você quer aprender a fazer café, siga todas as nossas dicas ao pé da letra, qualquer dose errada poderá prejudicar seu café deixando ele muito doce, amargo ou aguado.

No Coador

Antes de iniciar, escolha qual coador irá utilizar, de pano ou de papel. Recomendo que utilize o de pano já que no coador de papel a água pode passar muito rapidamente, podendo deixar o café sem gosto ou ralo.

Ingredientes e materiais necessários

1 bule ou garrafa térmica

1 colher de sopa para fazer as medidas

1 coador (de pano ou de papel)

Açúcar

Pó de café

Como Fazer

1º passo – Pegue uma caneca, adicione 1 litro de água e leve ao fogo para ferver;

2º passo – Enquanto a água ainda não ferve, coloque de 4 a 5 colheres de pó de café no coador (Utilize a mesma medida para qualquer marca de café);

3º passo – O café pode ser adoçado a gosto, mas o ideal é que seja colocado 5 colheres de sopa de açúcar para cada 1 litro de água. Ele pode ser adoçado enquanto a água ferve ou após o café ficar pronto.

4º passo – Com a garrafa térmica ou o bule já posicionados em cima da pia, passe a água fervente pelo coador, pode utilizar um funil para que o café não caia para fora da garrafa;

5º passo – Por último feche a garrafa e seu café estará pronto, caso tenha mais dúvidas de uma olhadinha no vídeo abaixo e aprenda como fazer café que fique delicioso.

Vídeo – Como fazer café no coador

 

Na cafeteira

Agora que já sabe fazer café no coador, aprenda agora a como fazer café na cafeteira, são praticamente as mesmas medidas, mesma facilidade e rapidez.

1º passo – Na cafeteira geralmente já vem a marcação da quantidade de água ideal para fazer seu café, coloque a quantidade de água de acordo com a quantidade de xícaras que deseja fazer.

2º passo – Pegue o filtro de papel do tamanho adequado e coloque na cafeteira, adicione  pó de café na mesma base ensinada para o coador de pano.

3º passo – Agora é com a cafeteira, aperte o botão de ligar e aguarde a cafeteira fazer todo o trabalho para você.

Vídeo – Como fazer café na cafeteira

 

Dicas importantes

Geralmente o café começa a se oxidar após 1 hora se for armazenado na garrafa térmica isso torna o café muito amargo, então é ideal fazer sempre em pequenas quantidades para não guardar para mais tarde ou deixar para o dia seguinte.

Agora já tem o que oferecer para suas visitas, hoje você aprendeu como fazer café delicioso e pode oferecer para seus amigos e familiares quando vierem lhe visitar.

publicidade:

Diga-nos o que achou de nossas dicas de como fazer café, coloque elogios e sugestões nos comentários, não se esqueça de curtir e compartilhar com seus amigos.