Como fazer caramelo em casa: Receita caseira

publicidade:

Humm, quando se ouve falar em caramelo quer dizer que tem receita gostosa vindo por ai, sabemos que o caramelo é usado em diversos tipos de receitas e apesar de ser fácil de fazer, as pessoas acabam se confundindo no tempo de fervura.

Para quem ainda não sabe, o caramelho é feito basicamente de 2 ingredientes, que são a água, açúcar e nada mais, geralmente é usado como cobertura em pudins, para fazer pipocas caramelizadas e em qualquer receita que combinar.

publicidade:

Como fazer caramelo em casa

publicidade:

Ser fácil não quer dizer que o caramelo pode ser feito de qualquer maneira  e dependendo do tempo de fervura do açúcar com a água poderá obter um caldo com consistência aguada ou mesmo grossa,  portanto é essencial saber o tempo exato de desligar o fogo.

Como fazer caramelo

1 – Primeiramente será necessário 2 panelas de preferência que seja antiaderente, na primeira panela acrescente água e coloque para ferver.

1 – Na segunda panela acrescente açúcar e leve ao fogo (A quantidade de açúcar a ser utilizada vai depender de sua necessidade, então caso seja uma receita que necessite de muito caramelo, acrescente um pouco mais de açúcar.

2 – Vá mexendo o açúcar, assim que a panela esquentar ele começará a derreter, vá mexendo com uma colher de pau até que ele fique com aspecto caramelizado.

3  – Tome o cuidado para não passar do ponto já que se o caramelo esquentar demais poderá ficar escuro e com gosto amargo.

4 – Quando o açúcar derretido já estiver no ponto ideal (caramelizado) acrescente um pouco de água fervente sempre mexendo com a colher de pau

5 – Caso o caramelo estiver grosso demais acrescente mais um pouco de água, e se ele estiver muito aguado deixe ferver mais um pouco.

6 – Em seguida basta retirar a panela do fogo, deixe esfriar e utilize nas receitas que desejar.

Preparo do caramelo – Passo a Passo: Vídeo

Para facilitar encontramos no Youtube o canal Arte culinária por Tatá Pereira que mostra como devem ser feitos todos os passos para que a seu caramelo não fique aguado ou duro como pedra.

publicidade:

Espero que tenham gostado das dicas, e não se esqueçam de conferir mais receitas como essa navegando pelo nosso blog.