Como fazer detergente caseiro – Com apenas 3 REAIS

publicidade:

A dica de hoje é muito legal, que tal aprender a como fazer detergente caseiro com apenas alguns ingredientes simples que sai mais barato que o de fábrica.

Se tem uma coisa que não pode faltar na cozinha de qualquer residência é o detergente, ele é essencial quando o quesito é limpeza.

publicidade:

Mas sabia que o detergente líquido produzido por fábricas especializadas em produtos de limpeza contêm muitos produtos químicos e derivados do petróleo.

publicidade:

Tanto os produtos químicos contidos no detergente como também sua embalagem fazem um grande mal para o meio ambiente, principalmente se for jogado diretamente e redes de esgoto ou lugares que não possuem o tratamento adequado.

Mas saiba que isso pode ser contornado de forma muito barata e criativa, basta aprender a como fazer detergente caseiro para economizar uma grana no final do mês, além de fazer um grande favor ao meio ambiente.

 

Como fazer detergente caseiro

Uma das grandes vantagens em se fazer seu próprio produto de limpeza é o fato dele sair bem mais em conta do que aquele que foi feito em fábrica.

Então sem mais delongas veja abaixo o passo a passos e também os ingredientes necessários para fazer seu próprio detergente.

Ingredientes

  • Sabão de coco em barra, ou sabão feito com óleo de cozinha usado ( 200 gramas)
  • Bicarbonato de sódio (1 Colher de sopa)
  • Vinagre branco(1/2 copo é o suficiente)
  • Água fervente (2 Litros)
  • Aromatizante (10 ml)

Como Fazer

1 – Coloque os 2 litros de água para ferver em uma panela grande, enquanto ela não esquenta vá fazendo os passos seguintes

 

2 – Após colocar a água para ferver pegue uma barra de sabão e rale ou corte em pedaços bem pequenos e deixe reservado em um recipiente para fazer o passo seguinte.

3 – Pegue o bicarbonato de sódio e misture com o sabão de coco que foi ralado dentro do recipiente grande.

4 – A essa altura a água já deve estar fervendo, pegue a mistura de sabão ralado ou picado com bicarbonato de sódio e vá adicionando aos poucos na água fervente, vá mexendo até que todo sabão fique derretido na água. Continue mexendo até que fique cremoso.

5 – Essa é a parte que o vinagre entra, após a mistura de sabão com bicarbonato na água fervente ficar cremosa adicione o vinagre, nessa etapa sua mistura perderá um pouco a cremosidade mas é só mexer mais um pouco para que fique cremoso novamente.

após todo o processo terminado e já com seu detergente armazenado em um recipiente, adicione o aromatizante para que seu aroma fique muito mais agradável.

Caso ainda tenha ficado alguma dúvida siga o passo a passo deste vídeo de como fazer detergente caseiro.

Detergente caseiro – Poder de Limpeza

O sabão em barra age na limpeza quebrando as moléculas de gordura facilitando assim a limpeza. O bicarbonato de sódio por sua vez age retendo odores, ele absorve qualquer odor, fazendo com que qualquer aroma seja agradável ou desagradável fique preso em sua superfície, além de absorver odores o bicarbonato é abrasivo ou seja remove com facilidade qualquer tipo de sujeira.

Como seu detergente caseiro não tem nenhum produto químico que ajude na limpeza das louças, talvez seja necessário esfregar um pouco mais que o normal para garantir que tenha ficado boa.

publicidade:

O que acharam de nossas dicas de como fazer detergente caseiro com esses ingredientes bem simples, fáceis de achar e baratos de comprar, não esqueça de dar sua opinião nos comentários.