Como Fazer

Como fazer um minhocário ou Composteira Doméstica

publicidade:

Aprenda de forma fácil como fazer um minhocário ou mesmo uma composteira doméstica, saiba para que serve e também conheça seus benefícios.

Mas afinal de contas o que é um minhocário?

publicidade:

Para quem nunca ouviu falar nesse termo, um minhocário é na realidade uma fazenda de minhocas, e dentre suas duas funcionalidades principais estão a facilidade de se obter iscas para pescar peixes e o fato de servir também como composteira.

publicidade:

E composteira o que é?

Compostagem é uma forma de estimular ou acelerar o processo de decomposição de resíduos orgânicos para assim obter uma rica fonte de substâncias humíferas que servem como fertilizantes,.

Ter um minhocário em casa é uma ótima forma de se livrar dos restos de comida e ainda obter uma bela fonte de fertilizantes caseiros para utilizar na horta ou até mesmo em plantas que possam ter em sua casa.

As minhocas irão acelerar  o processo de decomposição dos restos de alimentos frutas e verduras, evitando assim que sejam jogados no lixo ou locais desapropriados evitando assim muita sujeira e mal cheiro.

 

Como fazer um minhocário

Como fazer um minhocário: passo a passo

Se você deseja se aproveitar das grandes funcionalidades de se ter um minhocário em casa, siga o passo a passo, e com apenas alguns materiais simples já é possível começar a sua fazenda de minhocas que também serve como composteira.

Minhocário simples

Materiais necessários

  • 3 caixas escuras
  • manta permeável
  • tela de arame
  • Torneira
  • Comida para minhoca - Restos de comida da cozinha
  • substrato ( Também pode ser usado papel triturado molhado com lama, areia e serragem.)
  • Várias minhocas

Primeiramente pegue duas caixas e corte o fundo, mas não totalmente, deixe sobrar um borda de pelo menos 3 centímetros;

No fundo de uma das caixas coloque a tela de arame que deve ser cortada no mesmo tamanho que o fundo da caixa, coloque por dentro para a borda de 3 centímetros segurá-la para não cair;

E no fundo da outra coloque a manta permeável, que também deve ser cortada no mesmo tamanho que o fundo da outra caixa só que porém deve ser prendida por fora com uma fita qualquer.

Já na caixa que sobrar faça um furo na parte debaixo para poder prender a torneira.

Só será necessário utilizar uma tampa que é a que vai em cima do minhocário, é ideal apenas que se faça alguns furos para entrada de ar, permitindo assim uma boa oxigenação.

Como fazer um minhocário

Fonte da imagem: Mais com Menos

Como mostra a imagem os restos de comida devem ser colocados na primeira caixa, a que vai por cima.

O substrato deve ser colocado na caixa do meio juntamente com as minhocas

E na última caixa será o local onde ficará depositado o chorume que pode ser utilizado para adubar as plantas e hortas.

Escolha um local apropriado para armazenar seu minhocário, e evite sol ou calor excessivo, eles podem ser prejudiciais as minhocas e se notar que seu minhocário está perdendo a umidade, vá borrifando um pouco de água, minhocas adoram umidade.

Confira agora uma video aula prática de como fazer um minhocário com materiais bem baratos que podem ser encontrados em casa mesmo.

Tome o devido cuidado para não haver infestações de carrapatos, ou centopeias eles podem acabar matando as minhocas.

publicidade:

Caso tenham gostado de nossas dicas ou mesmo se tiver mais dicas não esqueça de compartilhar conosco nos comentários, compartilhe também com seus amigos através das redes sociais para que eles também aprendam a como fazer um minhocário.

Deixe um comentário