Como limpar prata: Receitas caseiras e infalíveis

publicidade:

Os acessórios de prata estão em praticamente todos os lugares, seja em nossa casa fazendo parte da decoração como é o caso dos castiçais na cozinha também é muito comum encontrar objetos de prata como os talheres, e também para compor o visual como as pulseiras, brincos e correntes e até mesmo é usada como um compromisso no caso das alianças de prata.

Quando adquirimos um objeto de prata novo geralmente ele vem com todo aquele brilho que encanta qualquer um, porém com o passar dos anos esse brilho vai se perdendo e aqueles objetos de prata já não são mais tão reluzentes, na maioria dos casos se tornam escuro e sem vida.

publicidade:

Como limpar prata

publicidade:

Com isso, há aquelas pessoas que tomam medidas drásticas e simplesmente jogam fora para comprar outro ou simplesmente deixam de canto para nunca mais usar, isso é uma atitude muito errada já que com maneiras simples e totalmente caseiras é possível recurar todo aquele brilho da prata fazendo parecer como nova.

Há quem pense que a prata fica com esse aspecto fosco e escurecido por falta de cuidado, mas podemos dizer que não há como ter um controle sobre esse efeito que acontece com a prata e mesmo com os maires cuidados ainda assim elá ficará dessa forma com o passar do tempo.

Isso acontece porque a prata reage com diversos agentes que estão presentes no ar como o enxofre e o cloro, e também a umidade e a luz, todos eles são em parte responsáveis pela oxidação que ocorre na prata.

Como limpar Prata?

No artigo de hoje iremos dar dicas caseiras para limpar qualquer tipo de objeto feito de prata desde os menores até os maiores. Se liga nas nossas dicas.

Como limpar prata com Bicarbonato de Sódio

Esse ingrediente já foi citado em diversos outros artigos aqui no blog, isso porque ele realmente é 1001 utilidades, e mais uma vez ele é um aliado para quem deseja descobrir como limpar objetos de prata, veja como é fácil fazer:

Você vai precisar de 1 panela, bicarbonato de sódio e água, após reunir todos os 3 ingredientes, basta colocar a água para ferver na panela juntamente com os objetos de prata, a cada 200 ml de água deve ser adicionados 1 colher de bicarbonato de sódio, assim que a água começar a ferver, desligue o fogo e deixe os objetos de prata na água até que ela esfrie um pouco, em seguida basta enxaguar, secar e guardar.

No caso de objetos maiores não será possível fazer a limpeza deixando-os mergulhados em água quente dentro da panela, mas há outra alternativa, basta colocar a água para ferver, quando ela já estiver bem quente misture com um pouco de bicarbonato de sódio até formar uma pasta, em seguida embebede um pedaço de algodão com a mistura e vá passando em seu objeto em movimentos circulares.

Como limpar prata com pasta de dente

Outro grande aliado quando se trata de limpeza é a pasta de dentes, e com os objetos de prata ela também é muito eficiente, seja para limpar peças grandes ou pequenas, veja como deve ser feita a limpeza.

É tão simples como copiar e colar,  tudo que será preciso para essa limpeza é de uma pasta de dentes branca e 1 pedaço de pano, coloque um pouco de pasta de dentes no pano e vá polindo a peça de prata, depois é só lavar com água morna.

Como limpar prata com sal

Como limpar prata em casa nunca foi tão fácil, o sal assim como o bicarbonato de sódio e a pasta de dentes são abrasivos e bons para os mais variados tipos de limpeza.

Tudo que será necessário fazer nessa receita é ferver um pouco de água com sal e deixar as peças de prata dentro, rapidamente as marcas escuras irão desaparecer.

Como limpar a prata com papel alumínio

publicidade:

O papel alumínio reage com a água e remove qualquer mancha escura da peça, até aquelas mais difíceis de sair omo nas dobras, essa receita é tão simples como as outras já ensinadas, nesse caso coloque uma panela com água para ferver, coloque alguns pedacinhos de papel alumínio e adicione os objetos de prata, deixe a água ferver de 15 a 20 minutos ou até que seu aspecto escuro tenha desaparecido.

Dicas importantes

  • Evite utilizar esponjas grossas ou objetos pontiagudos na limpeza, a prata pode se arranhar facilmente.
  • Como a oxidação ocorre com o contato da umidade, quando não estiver utilizando os objetos de prata, guarde-os em um saquinho ou em um recipiente que mantenha a umidade longe.
  • Quando notar que as peças começam a se oxidar, não demore para realizar a limpeza, quanto mais demorar mais difícil será devolver novamente seu brilho.