Como meditar – Como fazer meditação e acalmar a mente

publicidade:

O dia a dia das pessoas pode ser um tanto quanto estressantes, o estresse já aparece pela manhã por causa de uma noite mal dormida e se estende ao longo do dia com trânsito, correria e patrão cobrando a toda hora, e como consequência disso terminam seu dia sem motivação e cansadas, e é ai que aprender a como meditar pode fazer toda a diferença.

Sabemos que ninguém é uma ilha, ou seja, ninguém vive sozinho, porém tem horas que devemos reservar um tempo somente para a gente se concentrar e acalmar a mente, e é justamente isso que a meditação nos proporciona, uma mente mais tranquila, menos estressada e uma sensação agradável de calma interior.

publicidade:

Como meditar

publicidade:

Após aprender a meditar, poderá ser possível notar uma melhora no bem estar geral, situações que antes eram motivos de raiva e nervosismo serão facilmente contornadas, como consequência os sonhos também serão mais tranquilos, menos dores serão sentidas e será possível notar um bem estar geral.

O que é a meditação

Muitos acreditam que meditar é o mesmo que esvaziar a mente, mas na realidade a meditação consiste em focar a mente em um objeto, pensamento ou qualquer outra coisa afim de alcançar um estado de clareza mental e emocional.

A meditação parece ser algo tão simples, mas para quem é iniciante, poderá se pegar tendo distrações com pensamentos ou sons que podem acabar com toda a concentração, e é nessa que é importante ter algo para se concentrar e assim voltar a meditação, uma dica interessante é sempre que perceber que algo está tirando sua atenção da meditação é procurar se concentrar em sua respiração para assim poder retomar sua atenção.

Como começar a meditar

Apesar de não ser tão fácil se concentrar nas primeiras vezes e que for realizar a meditação, seguindo nossas dicas abaixo poderá notar uma melhora no decorrer dos dias.

1 – Evite coisas que tiram sua atenção – Assim que resolver realizar a meditação, escolha um local agradável aconchegante e sem barulho, não há como meditar se tem coisas tirando sua atenção, portanto desligue os celulares tvs, músicas e qualquer outra coisa que faça barulho.

2 – Escolha um momento propício – Para quem está iniciando na meditação, não adianta tentar realizá-la logo após uma situação estressante, com a prática é claro que ela será muito útil nesses casos, mas de início opte por meditar em um momento em que já estiver calmo e tranquilo.

3 – Fique confortável – Para isso evite utilizar roupas que possam incomodar durante a meditação, roupas apertadas nem pensar, de preferência escolha aquele tipo de roupa que se sente bem em utilizar em casa, para ficar mais confortável também poderá utilizar almofadas de meditação, assim não ficará com as pernas doloridas por ficar por um tempo na mesma posição.

4 – Respiração – Evite respirar pela boca, deixe a fechada porém não é necessário fazer força com os músculos da face para isso, simplesmente relaxe.

Lembre-se de que quando estiver perdendo o foco de sua meditação, volte sua concentração para a respiração, sinta a barriga subindo e descendo, não precisa tentar controlar a respiração, apenas saiba que ela está ali.

5 – Medite sentado – A melhor forma de realizar a meditação é estando sentado, pois assim terá um relaxamento consciente, caso tente realizar a meditação deitado,sua mente tende a adormecer.

Para meditar sentado, sente-se de forma reta e sempre com roupas e um travesseiro confortável, não se preocupe com a posição das mãos, deixe-a onde achar que mais lhe agrada.

Após se sentar, evite se mexer já que com o corpo ativo sua mente também ficará ativa prejudicando assim a concentração.

Mantenha os olhos sempre fechados assim não terá que se preocupar com possíveis distrações que possam surgir a frente.

6 – Pratique – Assim como quando temos que aprender algo, para nos tornarmos bons é necessário praticar, o mesmo acontece  com a meditação, pratique pelo menos 5 minutos ao dia e já poderá notar melhoras em seu em estar geral.

Como começar a meditar: Dicas para iniciantes

publicidade:

Confira agora algumas dicas de um vídeo bem interessante do canal Juliana Selem, são dicas interessantes para quem está aprendendo a meditar.