Como saber se o ovo ta bom ou estragado

publicidade:

Quem nunca se deparou preocupado ao abrir a porta da geladeira a procura de ovos que não sabe há quanto tempo estão lá, como saber se o ovo ta estragado é uma dúvida muito comum das pessoas, já que os ovos depois de comprados podem ficar dias esquecidos em um canto da cozinha.

É um fato que quanto mais velho ficar um ovo, menor qualidade ele terá, isso ocorre porque o ovo forma uma bolsa de ar em seu interior e como passar dos dias, a clara fica cada vez mais fina.

publicidade:

Como saber se o ovo ta bom ou estragado

publicidade:

Mas saiba que isso ainda não é sinal de que o ovo esteja estragado, ele só é considerado impróprio para consumo quando ele começa a se decompor devido a fungos e bactérias.

Como saber se o ovo está bom ou estragado

1 - Quando comprar a caixa de ovos, antes de descartar a embalagem, certifique-se de conferir qual a data de validade impressa, assim terá uma ideia de quanto tempo ainda resta para que aquele ovo seja consumido, mas mesmo que ele já tenha passado dessa data, não quer dizer que ele esteja estragado, a data de validade é apenas uma indicação de que se ele for ingerido dentro desse período estará em sua melhor qualidade.

2 - Verifique a bolsa de ar dentro do ovo com o teste de flutuação. O que acontece é que quanto mais velho for um ovo, mais quantidade de ar é absorvida pela casca, formando assim uma bolsa de ar em seu interior, um teste bem simples para identificar em que nível está essa bolsa de ar é pegar um recipiente, encher com água fria e colocar o ovo dentro.

Se o ovo afundar e ficar na horizontal, é sinal de que está saudável e pode ser consumido.

Se o ovo afundar mas ficar de pé no fundo da água, quer dizer que já não está tão saudável, mas ainda assim pode ser consumido.

Agora se o ovo boiar na água, é sinal de que pode já estar passando da data de validade, pois a bolsa de ar dentro dele já vai estar grande o suficiente para fazê-lo boiar, mas ainda assim pode ser consumido caso ainda não esteja estragado.

Como saber se o ovo ta bom ou estragado

3 - Ainda há outra forma de como saber se o ovo ta estragado, e para isso caso não tenha em mãos um recipiente com água para fazer o teste anterior, basta chacoalhar o ovo, um ovo fresco não fará nenhum tipo de barulho, já um ovo com uma bolsa de ar em seu interior, ao ser chacoalhado fará barulhos da clara se movendo para todos os lados.

4 - Cheire o ovo para notar se ele ainda tem seu cheiro característico. Um ovo em plenas condições de consumo não terá um odor forte, o mesmo não acontece com um ovo estragado, as vezes mesmo estando dentro da casca, ainda será possível perceber o cheiro podre, caso não consiga notar nada mais ainda está na dúvida, quebre o ovo em uma tigela separado dos demais, e de uma fungada, ao notar um cheiro podre jogue fora, caso não note, talvez ele ainda poderá ser consumido.

5 - Através da clara também é possível perceber se aquele ovo já está ficando velho, em ovos frescos, a gema ficará concentrada no meio da clara, já em ovos velhos a clara tende a ser mais aquosa, quanto mais velho mais aquosa a clara será.

Avisos

Nunca jogue fora os ovos caso não tenha conferido se eles ainda estão bons para consumo, causado assim um desperdício que poderia ter sido evitado.

Se ainda não está satisfeito com os testes, quebre o ovo e analise minuciosamente, cheire para ver se não está podre, e procure por pontos verdes e pretos dentro do ovo cru, caso note algum pode ser sinal de que está contaminado por fungos e bactérias.

publicidade:

Agora caso a gema do ovo após cozida conter um contorno esverdeado, indica somente que aquele ovo foi cozinhado demais, mas não há problema algum em ser consumido.