Como saber se tenho problema na tireoide – Como fazer Autoexame em 3 passos

publicidade:

Muitas pessoas se confundem na hora de procurar saber mais a respeito da tireoide, bom para começar todos temos a tireoide e não apenas as pessoas que tem problema nela, então supondo que quando você entrou em nosso portal com a questão “como saber se tenho tireoide” na verdade quer saber se tem algum problema na sua tireoide.

Quando se trata de saúde, cuidados nunca são demais, e caso tenha dúvidas se sofre de algum problema da tireoide saber como fazer o autoexame da tireoide pode ajudar a descobrir uma possível doença, é muito fácil de fazer e exigem passos simples.

publicidade:

Como saber se tenho problema na tireoide

publicidade:

Como fazer o autoexame da tireoide

Para a realização do autoexame será necessário ter em mãos um espelho e um como com água.

Como fazer:

Segure o espelho de frente para você e localize a posição logo abaixo do gogó (Pombo de Adão) ali está localizada sua tireoide.

Incline a cabeça um pouco para trás e olhando pelo espelho para a região onde se encontra sua tireoide, beba um gole de água. O ato de engolir fará sua tireoide subir e descer, Caso não note qualquer nódulo sua tireoide estára funcionando normalmente, se por ventura observar qualquer nódulo ou algum efeito de deslocamento (protrusão) procure seu médico para exames mais detalhados.

Cuidado para não se enganar, lembre-se de que sua tireoide está localizada logo abaixo do gogó, não vá pensar que ele é uma saliência ou nódulo.

 

Existem dois problemas que geralmente são causados em uma tireoide que não está em seu funcionamento normal, São eles o hipertireoidismo e o hipotireoidismo, apesar de ter nomes bem parecidos seus sintomas são totalmente o contrário um do outro.

Hipertireoidismo (também conhecida como tireoide que emagrece)

A tireoide é responsável pela produção de dois hormônios que são a T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), que quando são produzidos em excesso pode causar essa condição conhecida como hipertireoidismo.

Com a produção dos hormônios em excesso, tudo em nosso corpo também começa a funcionar de forma acelerada, é como se fosse um carro com excesso de combustível mais que não engasga. O coração bate mais rápido, o intestino fica solto, a pessoa se sente como se tivesse com muita energia, fala muito, gesticula demais, não fica parada, dorme pouco e tem dificuldade em ganhar peso.

Hipotireoidismo (tireoide que engorda)

Já no hipotireoidismo tudo conheça a funcionar mais devagar com uma escassa produção de hormônios, e os sintomas são inversos ao do hipertireoidismo, o coração bate mais devagar, a pessoa sente cansaço constante, dorme demais, há um ganho de peso, sonolência, dificuldade em memorizar e dores musculares.

publicidade:

Caso tenha algum amigo ou pessoa próxima que suspeite de um possível problema da tireoide, compartilhe esse artigo com ele, para que el possa fazer a realização do autoexame.