Como se adquire a osteoporose – Tem cura, Como Tratar e Prevenir

Como se adquire a osteoporose – Tem cura, Como Tratar e Prevenir
Avalie esse post

A osteoporose é uma condição na qual os ossos se tornam anormalmente magros, fracos e muito fáceis de serem fraturados. Muitas pessoas se perguntam como se adquire a osteoporose, e procuram formas de tratá-la.

Mas antes de tentar descobrir se a osteoporose tem cura, descubra quais motivos levam ao organismo obter esse problema de saúde.

Como se adquire a osteoporose

Fatores como hereditariedade, tabagismo, consumo de álcool, uso de certos tipos de medicamentos como anticonvulsivos e quimioterapia, dieta pobre em cálcio e vitamina D são alguns dos fatores que causam a osteoporose.

como se adquire a osteoporose

Ela pode ser uma doença devastadora, mas a boa notícia é que é evitável. Aqui estão alguns passos que você pode tomar para diminuir o risco:

Veja também: Como se adquire a escoliose

Prevenção da osteoporose com sua dieta

Beba leite com baixo teor de gordura e leite desnatado, iogurte desnatado, e queijos com reduzido teor de gordura (exceto queijo cottage) são fontes saudáveis de cálcio que você precisa para construir ossos fortes. Produtos lácteos enriquecidos também têm a vitamina D necessária para a absorção adequada de cálcio.

Vá pescar. Sardinha e salmão enlatados, também são ricos em cálcio. Outros peixes que também sejam ricos em vitamina D.

Coma verduras a vontade. Vegetais de folhas verdes têm uma grande fonte de cálcio, além do potássio e vitamina K, você precisa bloquear a perda de cálcio dos ossos. Encha-se de brócolis, couve chinesa, couve, acelga, e nabo. Bananas também fornecem um impulso de potássio.

Coma soja. A soja contém não só cálcio, mas também estrogenios vegetais, e parece ajudar a manter a densidade óssea. Faça maltes e batidos com leite de soja.

Leia Também  Artesanato para o Natal - Passo a Passo

Não exagere na proteína. Alto consumo de proteínas pode aumentar a sua excreção de cálcio. Limite-se a de 50 gramas por dia para as mulheres e 63 gramas para os homens. Muitos brasileiros comem o dobro.

Limite de cafeína. Limite a ingestão de cafeína equivalente a três xícaras de café por dia, uma vez que a cafeína faz com que o organismo libere cálcio mais facilmente, principalmente após a refeição.

Coma cebolas. Testes em ratos machos alimentados com dez gramas de cebola seca diariamente tiveram uma redução de 20% no processo de destruição do osso que podem conduzir à osteoporose – ligeiramente mais do que com a calcitonina.

Prevenir a osteoporose com exercícios físicos

Entre nos eixos. Um programa regular de exercícios de levantamento de peso ajuda a impedir a perda óssea e pode ser uma das poucas maneiras de construir o osso com a idade.

Além de melhorar a sua postura, equilíbrio e flexibilidade, também reduz o risco de quedas que podem quebrar os ossos frágeis. Exercite -se durante pelo menos 30 minutos, três vezes por semana. Tente caminhar, correr, fazer levantamento de peso, subir escadas, tênis ou voleibol. Não faça natação, seus ossos e músculos devem trabalhar contra a gravidade para um efeito de construção óssea.

Exames médicos para prevenir a osteoporose

Teste seus ossos. Testes de densidade óssea é a única maneira de prever o risco de fratura e definitivamente determinar um diagnóstico de osteoporose. Todas as mulheres com mais de 65 devem ser verificadas, bem como mulheres pós-menopáusicas mais jovens com um ou mais fatores de risco para osteoporose. Alguns médicos recomendam que as mulheres façam um exame na menopausa.

Medidas atualizadas. Peça ao seu médico para medir sua altura anualmente. A perda de um ou dois centímetros é um sinal precoce de fraturas vertebrais não diagnosticadas e osteoporose.
Procurar tratamento. Confira com seu médico sobre as condições que podem ameaçar a densidade óssea e contramedidas que você pode precisar. Essas condições incluem hiperparatireoidismo, hipertiroidismo, hipogonadismo, certos distúrbios intestinais e renais, e certos tipos de câncer.

Leia Também  Viacredi - Cooperativa de Crédito | Site, Telefone, 2 Via Boleto

Suplementos para osteoporose

Homens e mulheres precisam 1000 mg de cálcio por dia durante meia-idade. A necessidade sobe para 1.500 a 2.000 mg ao dia após a menopausa nas mulheres e depois de 65 anos nos homens. A maioria das pessoas não recebem o suficiente em suas dietas, assim que os suplementos são recomendados. Porque o corpo pode absorver apenas uma quantidade limitada de cálcio ao mesmo tempo, tomar suplementos em duas ou três doses durante o dia, de preferência com as refeições. Certifique-se de que o suplemento contenha vitamina D, o que facilita a absorção de cálcio.

Fatores de estilo de vida

Pare de fumar. Por volta dos 80 anos de idade, os fumantes têm até 10% menos densidade mineral óssea, o que se traduz em duas vezes o risco de fraturas de coluna vertebral e um aumento de 50% no risco de fratura de quadril. Uma em cada oito fraturas de quadril em mulheres está ligada ao uso do cigarro a longo prazo. Além do mais, fraturas se curam mais lentamente em fumantes, e são mais aptos a curar de forma inadequada.

Evite o consumo excessivo de álcool. O excesso de álcool impede o corpo de absorver cálcio corretamente. Limite-se a um drink por dia para mulheres e dois drinques por dia para homens.

Cuidado com a depressão. Depressão faz seu organismo produzir cortisol, um hormônio do estresse relacionado aos sucos minerais dos ossos. Um estudo mostrou que as mulheres com depressão tinham menores densidades ósseas em seus quadris e as espinhas. Então, consulte um médico ou terapeuta para o tratamento.

Agora que você já descobriu como se adquire a osteoporose e também já conhece as melhores formas de como prevenir e tratar, não deixe de passar a informação para as pessoas que sofrem desse mal.