Como tirar espinha de peixe da garganta: 4 Etapas Fáceis

publicidade:

Aprenda as melhores formas de como tirar espinha de peixe da garganta, saiba como agir caso isso ocorra com você ou mesmo com alguém que esteja próximo.

Não podemos negar que o peixe é um saboroso alimento que fornece inúmeras vitaminas e mineiras vitais para o organismo, mas quando se trata de se alimentar de peixe existe um incômodo que pode acontecer a algumas pessoas que não realizam uma boa mastigação que é quando a espinha fica presa na garganta.

publicidade:
Como tirar espinha de peixe da garganta

Como tirar espinha de peixe da garganta

Saiba que a manobra de Heimlich, nome dado ao ato de exercer forte pressão no diafragma da pessoa engasgada para induzir a uma tosse artificial para remover o objeto estranho da garganta não funcionará nesses casos e poderá prejudicar ainda mais a mucosa da garganta.

publicidade:

Como tirar espinha de peixe da garganta

Apesar de parecer desesperador ter uma espinha de peixe na garganta, é difícil mas tentar se manter no controle da situação poderá facilitar a retirada da espinha, por ser um material muito fino não irá obstruir de forma alguma a respiração, mas poderá causar um grande incômodo na garganta.

  • Tossir será a primeira reação quase que automática do corpo ao ter um objeto estranho na garganta, em alguns casos poderá ser a solução, mas é necessário tossir com cuidado e caso note que essa tática não está funcionando tente segurar a tosse evitar que a espinha cause dano na mucosa da garganta.
  • O uso de uma pinça é recomendado quando é possível enxergar a espinha na garganta, para tanto peça ajuda de uma pessoa para que ilumine sua garganta com uma lanterna e remova a espinha com a pinça, mas esse procedimento só é recomendado quando a espinha está visível e a pinça deve ter entre 15 a 20 centímetros.
  • Lubrifique a garganta ingerindo óleo vegetal, o azeite de oliva pode ser de grande ajuda, ele poderá facilitar a movimentação da espinha na garganta, mas se mesmo assim isso não funcionar parta para a próxima dica.
  • Engula alguma coisa macia, mas tenha atenção que sejam mesmo macios já que alimentos mais duros poderão quebrar a espinha aprofundando ele ainda mais na mucosa. Alimentos como banana, miolo de pão com manteiga, purê de batata ou arroz que esteja bem cozido. Eles poderão se prender a espinha levando-o direto para o estômago. (Não se preocupe em engolir a espinha já que o ácido do estômago poderá facilmente digeri-lo).

Quando procurar um médico

Caso nenhuma das soluções acima tenham sido suficientes para remover o espinho ou até mesmo após ter arrancado o espinho tiver problemas como sangramento, dor intensa  e dificuldade para respirar é essencial procurar assistência médica para que ele possa avaliar quaisquer possíveis danos. Em casos de espinhos presos na garganta de crianças também é recomendável procurar assistência médica.

Como prevenir

O peixe pode ser um alimento saboroso e trás ótimos benefícios a saúde, mas deve se ingerido com cuidado para não ter o risco de ficar com uma espinha de peixe presa na garganta.

publicidade:

Sempre quando for se alimentar de peixe principalmente no caso de crianças, é ideal sempre remover os espinhos antes mesmo de colocar no prato.