Como tirar o sono para estudar ou no trabalho

publicidade:

São diversos os motivos que podem nos levar a ter noites mal dormidas, seja por um trabalho que tem que ser terminado, um estudo para a prova no dia seguinte, crianças que acordam durante a madrugada, baladas que vão a noite toda com o compromisso de ter que  trabalhar no outro dia ou também por motivos de saúde como é o caso do sonambulismo ou síndrome das pernas inquietas.

Só quem já passou pela situação de não conseguir dormir a quantidade de horas suficientes por dia sabe o quanto é difícil lutar contra o sono que aparece no dia seguinte. Nosso organismo necessita de repouso para renovar as energias gastas, e quanto mais noites mal dormidas acontecerem, mais a vontade do sono surgirá.

publicidade:

Como tirar o sono

publicidade:

Quando a necessidade de tirar o sono seja durante o trabalho, durante os estudos ou durante o dia acontecer por conta de um eventual atraso no sono basta fazer uma pausa, tirar um cochilo para resolver a situação, agora se o sono persistir mesmo após noites inteiras de sono tranquilo, pode ser sinal de alguma doença como anemia, obesidade ou sonambulismo nesses casos o ideal é procurar assistência médica.

Como Tirar o Sono de Vez

A melhor alternativa para tirar o sono e assim não prejudicar seu rendimento é optar por ingerir bebidas e alimentos estimulantes, mas vale saber que esse método deve ser feito apenas para casos onde realmente é necessário se manter alerta.

Algumas bebidas como o café, coca cola, chás, chocolate preto e Red Bulls são ótimas alternativas para contornar essa situação, elas agem rapidamente no organismo acelerando os batimentos cardíacos e como consequência impedem o sono.

Mas a melhor forma de não ficar com sono durante o dia é dormir a quantidade de horas necessárias para o organismo se recuperar, esse horário pode variar de pessoa para pessoa, algumas já se sentem revigoradas com 7 horas de sono, outras já necessitam de 9 horas, mas o que a medicina orienta mesmo é que se durma pelo menos 8 horas por dia.

Alimentos e bebidas para tirar o sono

Alimentos ou bebidas estimulantes ou que contenham cafeína em sua composição são as melhores alternativas, dentre eles estão:

  • Pó de guaraná
  • Café
  • Chá
  • Chocolate preto
  • Chá de gengibre
  • Açaí

Vale lembrar que esse tipo de alternativa só deve ser utilizada em casos onde realmente há uma necessidade de mandar a preguiça e o sono para longe, exagerar na ingestão dos itens acima pode prejudicara saúde ao longo dos anos.

Durma mais para afugentar o sono

Não há melhor solução para afastar o sono do que dormir a quantidade de horas necessárias por noite, caso não seja possível dormir as 8 horas, tirar pequenos cochilos ao longo do dia pode ser a solução, aproveite horários como no transporte para o trabalho ou mesmo no horário de almoço para tirar um cochilo rápido, as vezes um cochilo de 15 a 20 minutos poderá ser o suficiente para afastar o sono.

Evite ficar em ambiente aconchegante e silencioso

Caso o sono comece a tomar conta, coloque uma música para ouvir, levante-se e vá conversar com alguém, mantenha a cabeça focada no trabalho, tome uma ducha, ficar num ambiente silencioso só irá aumentar ainda mais a vontade de dormir.

Chá de gengibre

Um bom remédio caseiro para evitar ficar com sono numa hora inapropriada é utilizando as propriedades estimulantes do gengibre, veja como é fácil fazer um chá:

publicidade:

Separe 1 colher de sopa de gengibre picado e 1 copo de água, coloque os dois ingredientes em uma panela e deixe ferver por 10 min, espere esfriar, adoce a gosto e beba.