Como usar Panela de Pressão: Como Funciona

publicidade:

Como usar panela de pressão é uma dúvida que surge na maioria da cabeça das pessoas que estão inciando no mundo da culinária, seja para fazer comida em casa mesmo ou num restaurante por exemplo.

Para quem nunca usou uma panela de pressão sempre existe um certo receio de usar pela primeira vez por causa das histórias de algumas que explodiram pelo mundo afora. É certo que para utilizar esse tipo de panela deve existir um conhecimento de como ela funciona, pois de fato realmente pode ser perigoso para quem não sabe.

publicidade:

Como usar Panela de Pressão

publicidade:

Uma coisa é fato, usar panela de pressão é sinônimo de terminar o alimento que está sendo cozido rapidamente e de economia de gás, mas por se tratar de um instrumento de alta pressão alguns cuidados devem ser tomados afim de evitar acidentes.

Antigamente o risco de explosão de uma panela de pressão era muito maior, já hoje em dia as panelas são desenvolvidas com pinos de segurança que caso a pressão ultrapasse a capacidade da panela ele se solta aliviando assim a pressão e evitando uma possível explosão, mas o risco ainda existe.

Como usar panela de pressão de foma correta

Como usar Panela de Pressão

Independente da panela de pressão ser nova, usada ou elétrica é essencial sempre analisar seu estado de saúde, e para isso alguns pontos da panela devem ser sempre conferidos.

  • Trava de segurança: É a trava que vai garantir que a tampa da panela não se abra, mas é apenas uma garantia, já que após a panela pegar pressão é improvável que alguém consiga abri-la
  • Válvula de segurança: É o que vai garantir que pressão dentro da panela não ultrapasse seu limite, assim que atingir a pressão ideal o excesso será removido quando a válvula começa a girar.
  • Válvula com pino: Caso a pressão dento da panela por algum motivo ultrapasse seu limite o pino de segurança se solta dando alivio a pressão dentro da panela
  • Borraça de vedação: É a borracha que vai garantir que haja pressão dentro da panela, caso ela esteja com alguma avaria poderá não funcionar corretamente.

As dicas citadas aqui servem para qualquer tipo de panela de pressão seja ela elétrica ou não, assim como qualquer tipo de marca, Clock, Tramontina, Mondial, Fuk Kitchen e pro ai vai.

Como usar Panela de Pressão


Quando for utilizar a panela é de grande importância ficar atento a suas marcações que limitam a quantidade de água que devem ser utilizada na panela, esse limite nunca deve ser ultrapassado.

Outra coisa a ter atenção é na hora de fechar a tampa, é ideal conferir para que todos os lados tenham sido fechados corretamente para não ficar nenhum vão, ela deve estar bem centralizada.

Assim que acender o fogo mantenha-o em fogo alto até que a válvula de segurança comece a girar, quando isso ocorrer coloque em fogo baixo, já que nesse ponto  panela já estará em seu ponto ideal de pressão e não tem necessidade de utilizar fogo alto, o que também economizará gás.

Como tirar a pressão da panela?

Cada alimento terá um tempo de cozimento, alguns serão mais rápidos, outros mais demorados, então quando terminar o tempo de cozimento ou se deseja ver como está o cozimento, apague o fogo - coloque a panela debaixo da torneira e abra a água- deixe á água cair por alguns minutos na lateral da panela - assim assim que notar que a panela já perdeu toda a pressão poderá abrir com segurança.

No geral não há como saber se uma panela de pressão vai explodir, mas alguns detalhes anormais podem ser notados como:

  • Válvula de segurança não roda
  • Vazamento de água na borracha
  • Pino de segurança se solta
publicidade:

Por isso é importante sempre monitorar o estado de saúde dos itens de segurança na panela, são eles a trava da tampa, a válvula de segurança, o pino de segurança e a borracha, caso estejam trincados, rachados ou ressecados as peças ou a panela deve ser trocada.