Dente Siso Inflamado: O que fazer e como Lidar com isso em 5 Passos

publicidade:

A maioria das pessoas terão o dente siso inflamado em uma certa idade, veja o porquê isso acontece e saiba o que fazer para acabar com esse sofrimento.

Antigamente usado para mastigar alimentos mais duros e crus o dente siso ao longo dos séculos veio perdendo cada vez mais sua utilidade por causa de uma dieta cada vez mais pastosa, ficando assim sem espaço na arcada dentária.

publicidade:

Ele costuma surgir na adolescência por volta dos 16 aos 20 anos, sendo os últimos molares a nascerem, esses terceiros molares também conhecidos como dente do juízo ou dente queiro, podem se tornar muito incômodos.

publicidade:

Isso ocorre porquê ele já não tem mais utilidade na arcada dentária, sempre nascem tortos e sem espaço, e a medida que nascem vão empurrando os dentes da frente causando um apinhamento, deixando os dentes da frente encavalados, tortos ou deixando um em cima do outro.

 

dente siso inflamado

Dente siso inflamado: Sintomas

Quando está emergindo ou nascendo, o dente siso vai empurrando a gengiva que está ao seu redor, e as vezes a gengiva acaba ficando sobre ele.

Como o siso já tem uma certa dificuldade na limpeza por ser lá no fundo da boca, essa gengiva que fica sobre ele atrapalha ainda mais sua higienização, ficando restos de comida depositados nele, oque ao longo do tempo causa a infecção.

 

dente siso inflamado

Para descobrir se realmente seu dente siso está inflamado é ideal conhecer os sintomas clássicos que aparecem para assim poder combater a dor e a infecção.

Conheça seus sintomas:

  • Gengiva inchada e avermelhada
  • Mal hálito, causado pelo sangramento e pus na região infeccionada, geralmente com gosto metálico
  • Dificuldade para mastigar, abrir a boca e até mesmo engolir
  • Febre, que indica um sinal que o organismo está combatendo uma infecção, geralmente acima dos 38 graus.

Tratamentos caseiros para dente siso inflamado

Salmoura: Esse tratamento caseiro consiste simplesmente em fazer gargarejos com água salgada, basta colocar um pouco de sal em 1 copo de água morna e gargarejar 3 vezes por dia.

O sal é um antisséptico natural que agirá matando qualquer bactéria que estiver causando a infecção.

Medicamentos que não necessitam de receitas médicas: Alguns remédios livres de receita como o Advil ou Paracetamol que podem ser encontrados em qualquer farmácia, eles ajudarão a se livrar das dores, inflamações e desconfortos causados pelo dente siso inflamado.

Tire suas dúvidas a respeito de reações adversas com o farmacêutico ou dentista caso ache necessário.

Compressa: Caso a dor e inchaço seja intensa e não tenha os remédios a disposição, utilize uma compressa fria para diminuir os sintomas.

Mas saiba que essas soluções caseiras são passageiras, e se achar necessário, procure seu médico urgentemente.

Melhor tratamento para dente siso inflamado

O melhor tratamento ainda é a prevenção, e a forma de fazer isso é simplesmente manter uma boa higienização dos dentes principalmente do siso.

Caso o uso de remédios ou a higienização não funcione, o dentista poderá indicar a extração do dente siso.

publicidade:

Essa matéria não substitui a necessidade de procurar seu dentista, só ele poderá indicar o melhor tratamento para acabar de vez com seu dente siso inflamado.