Fertilização In Vitro: Vantagens, Desvantagens e Quanto Custa

publicidade:

A fertilização in vitro possibilita aos casais que por algum motivo não conseguem ter filhos naturalmente uma chance de poder realizar esse sonho, já conhece esse método? Hoje vamos trazer algumas informações a respeito desse assunto para que os casais possam descobrir se essa método realmente vale a pena.

Esse método somente é utilizado quando já se foram esgotados todas as possibilidades de um casal ter filhos, e independente do prolema ser do homem ou da mulher, a fertilização in vitro apresenta um alto numero de eficácia, mas saiba que apesar de ser um método um pouco caro, não é 100% garantido.

publicidade:

Fertilização In Vitro

publicidade:

O que é a fertilização in vitro

Criada na década de 70, a fertilização in vitro consiste na retirada do óvulo da mulher e do espermatozoide do homem para a fecundação assistida em laboratório, ou seja fora do corpo da mulher. Após a união do gameta masculino com o feminino, surge o zigoto, quando chega nesse estágio ele é implantado no óvulo da mulher para que possa se desenvolver naturalmente.

Como a mulher ovula apenas 1 vez por mês, será necessário tomar remédios para induzir os hormônios femininos para assim poder ovular mais vezes, isso é necessário para que sejam realizada a fecundação em vários óvulos, após a fertilização os embriões são encubados de 3 a 5 dias, e depois desse período são escolhidos aqueles que mais se desenvolveram para assim ser inserido no útero.

O sucesso do método vai depender de vários fatores, como a qualidade do esperma do homem e também a idade de mulher, sendo que uma mulher de até 35 anos de idade terá 50% de chances de sucesso na sua gravidez e de acordo que a idade avança as chances são cada vez menores, sendo a idade de 50 anos o limite máximo para realizar a fertilização in vitro

Como são inseridos vários óvulos fecundados no útero da mulher a possibilidade de ocorrerem gravidez de múltiplos são bem grandes, cerca de 25% dos casos.

Fertilização In Vitro

Vantagens da Fertilização In Vitro

O fato da fertilização ocorrer em ambiente laboratorial aumentam muito as chances de sucesso na obtenção da gravidez, e essa com certeza é uma clara vantagem para casais que já utilizaram de todas as alternativas para poderem ter filhos mas que não obtiveram sucesso.

Se por algum motivo como por exemplo o homem não gerar espermatozoides saudáveis ou a mulher não produzir óvulos, ainda existe a possibilidade de realizar o método através de espermatozoides ou óvulos recebidos a partir de doações.

Outra vantagem é a possibilidade de poder formar uma família mesmo quando todas as outras alternativas foram esgotadas, poder gerar uma criança e seguir os 9 meses de gravidez, ser pai e mãe, isso não tem preço.

Desvantagens da Fertilização In Vitro

Existem muitos questionamentos éticos se este método realmente vale a pena, principalmente quando ligados a religião, alguns acreditam que possa estar alterando a forma natural em que as coisas devem acontecer.

Outra desvantagem é o desgaste emocional, muitas expectativas são criadas até o resultado final, quando se descobre se o método realmente funcionou ou não.

É um método que requer dedicação de todos os envolvidos, seja do homem, da mulher ou os médicos, afinal esse não é um nos procedimentos mais fáceis de se fazer, requer paciência principalmente da mulher que terá que passar por vários exames e também terá que tomar remédios, além de cuidar da saúde para que não sofra com ansiedade eu estresse, o que poderia atrapalhas o sucesso do método.

Fertilização in vitro valor

Outra clara desvantagem que se pode notar já de início é o alto custo para realizar a fertilização in vitro, apesar de que é relativamente baixo quando se comparado como a possibilidade de realizar o sonho de ter um filho.

publicidade:

Independente da tentativa ser bem sucedida ou mal sucedida seu valor será por volta dos  R$ 16 mil reais, é claro que pode variar um pouco de clínica para clinica ou de cidade para cidade, mas desconfie se o valor for muito abaixo disto.