Manchas roxas na pele

Manchas roxas na pele
Avalie esse post

Manchas roxas na pele podem surgir por motivos como trauma, exercício físico intenso e lesões. Também conhecidas como púrpura, elas se manifestam como manchas na pele.

Essas manchas roxas inexplicáveis podem inchar, ficar sensíveis, ou até mesmo deixam um pouco de dor na area afetada. Elas geralmente se curam durante um período de 2-4 semanas, durante o qual o sangue é absorvido de volta pelo corpo.

No decorrer desse tempo as contusões podem sofrer uma variedade de cores desde o branco azul, verde, amarelo, marrom, azul-preto, roxo e avermelhado. Essa alteração de cores acontece porque a nossa pele é constituída por três camadas: a epiderme, a derme e o tecido subcutâneo, e a cor da mancha vai depender a profundidade da lesão, quanto mais profunda, mais escura será a mancha.

Leia Também  Convites para festa do pijama para imprimir

manchas roxas na pele

Causas de manchas roxas no corpo

Manchas inexplicáveis ​​podem ser o resultado de uma lesão aparentemente menor. E às vezes leva alguns dias para o sangue subir para perto da superfície da pele, e para quem não sabe mesmo o que pode ser a causa dessas contusões, veja uma lista do que pode causar essas manchas roxas pelo corpo:

  • Pancadas ou esbarrões de força variada;
  • Atividades físicas exaustivas;
  • Alteração das plaquetas;
  • Queimaduras solares;
  • Alterações vasculares;
  • Medicamentos que alteram a coagulação sanguínea – como aspirina, ibuprofeno e anticoncepcionais;
  • Envelhecimento da pele
  • Deficiência de vitaminas
  • Diabetes e outras doenças como – leucemia, hemofilia, septicemia, trombocitopenia e doença de Hodgkin

Manchas roxas nas pernas, pés e joelhos

Manchas inexplicáveis nas pernas, pés ou joelhos, não é necessariamente um motivo de preocupação. As pernas são mais suscetíveis a esbarrões e lesões do que em outras áreas do corpo, e as vezes leva vários dias para se tornar visível, e é fácil esquecer um pequeno esbarrão com a canela.

Leia Também  Como se Contrai HPV - Descubra como Pega esse Terrível Vírus

Tratamento para manchas roxas na pele

Geralmente a maioria dos hematomas desaparecem por conta própria dentro de 2-4 semanas. A sua melhor abordagem é aplicar compressa fria (gelo enrolado em um pano) nos primeiros 2 dias e seguir com compressas quentes nos outros dias.

Se sua mancha estiver inchada ou dolorida, procure orientação médica para ele lhe indicar o melhor remédio.