Mau Hálito: Maneiras de Como Tirar com tratamento Caseiro

publicidade:

Sofre de mau hálito e já não sabe mais o que fazer para acabar com ele, conheça um pouco mais sobre esse problema, saiba o que causa e veja dicas de como tirar de sua boca.

O mau hálito é caracterizado por um odor fétido que sai boca, estima-se que 30 % da população sofra desse mal que pode chegar a ser muito embaraçoso, (ninguém quer conversas com uma pessoa que tem um hálito desagradável).

publicidade:

Em quase 100% dos casos o odor se origina na boca, garganta e amígdalas, geralmente alguns cuidados básicos já são suficientes para eliminar o problema, porém, caso tenha escovado os dentes, passado fio dental, lavado a boca com enxaguante bucal  e nada disso tiver resolvido o mau odor, é possível que o problema esteja em outro local.

publicidade:

 

Mau Hálito

O que causa o mau hálito

São diversos os fatores que podem causar mau hálito, mas o principal causador desse odor fétido pode estar diretamente ligado a sua alimentação.

Alguns alimentos como o alho e a cebola podem contribuir e muito para que sua boca exale um odor ruim, mas não são somente esses alimentos que podem vir a causar o mau hálito, muitas vezes por falta de tempo as pessoas acabam por se esquecer de escovar os dentes quando se alimenta de algo.

Restos de comida na boca são um prato cheio para bactérias, essas bactérias vivem em sua maioria na língua e assim que encontram restos de alimentos elas decompõem a proteína em aminoácidos e ao mesmo tempo excretam compostos de enxofre que cheira muito mal e a cada hora que passa o cheiro vai ficando cada vez pior.

Além da falta de higiene correta com a boca outros fatores também pode contribuir para o surgimento do mau hálito, dentre os mais comuns estão:

  • Gengivite e a  periodontite que também são causadas por bactérias,
  • Amigdalite que causa o mau hálito pela inflamação das amígdalas,
  • Suburra lingual que causa mau hálito por conta das bactérias que vivem na língua que formam uma massa branca como se a lingue estivesse seca.
  • Fumantes: o cigarro tem como principal ingrediente a nicotina que causa mau hálito por conta de seu cheiro característico e é bem difícil de sair.

Como saber se tenho mal hálito

Muitas vezes estamos tão acostumados com nosso próprio cheiro que acaba ficando difícil de descobrir se realmente tem algo de errado com o hálito, membros da família e colegas podem se sentir desconfortáveis em falar sobre o assunto.

Existe um teste bem simples para descobrir se uma pessoa realmente tem mau hálito ou não, para tal basta dar um lambida na parte inferior do pulso, esperar 5 segundos e dar uma cheirada.

Tratamentos caseiros para mau hálito

A melhor forma de identificar o que realmente está causando o mau hálito é visitar um dentista para obter um diagnostico mais preciso.

publicidade:

Após identificar o problema é hora de tomar medidas para que o mau hálito não volte a aparecer e para que isso aconteça é ideal seguir algumas dicas:

  • Escove os dentes pela manhã assim que acordar, também escove os dentes no decorrer do dia sempre após comer alguma coisa.
  • Quando for escovar os dentes não se esqueça de escovar principalmente a língua, procure escovar a maior parte possível da língua até que todo muco seja removido.
  • Como as bactérias que vivem em nossa boca são anaeróbicas, ou seja não sobrevivem na presença de oxigênio é bom optar por enxaguantes e cremes dentais que tenham agentes oxidantes.
  • Uma das melhores maneiras de remover bactérias na boca é comer uma maçã por dia. Também ajuda a umedecer a boca.
  • As bactérias que causam o mau hálito prosperam em um ambiente bucal ácido. Escovar os dentes com bicarbonato de sódio ajuda a neutralizar o excesso de ácidos encontrados na cavidade oral
  • Segundo as receitinhas da vovó, mascar canela, cravo e semente de anis pode ser uma ótima forma de melhorar o hálito, ainda mais porque eles tem ação bactericida
  • Alguns enxaguantes bucais são eficazes na prevenção do mau hálito. No entanto, você nunca deve usar enxaguantes bucais à base de álcool porque o álcool torna a boca muito seca, o que na verdade piorará o problema.