Naftalina: Para que serve? Faz mal? Confira todas as informações AQUI

publicidade:

Ao longo de muitos anos a naftalina foi utilizada sem os devidos cuidados para fins domésticos por causa de sua eficácia na eliminação de alguns tipos de inseto e animais, no tempo de nossos avós era muito comum utilizar as bolinhas de naftalina em locais como gavetas, cômodos ou no meio das roupas.

O que muita gente não sabe é que a naftalina é tóxica, e quando utilizada da forma incorreta pode gerar graves problemas a saúde, principalmente quando se trata de crianças.

publicidade:

Geralmente quando compramos naftalina ela vem embalada dentro de um saquinho, isso porque ela evapora muito facilmente, porém o que acontece na maioria das vezes é que quando as pessoas vão utilizar esse produto seja no meio das roupas, nos cômodos ou mesmo no mictório, ela removem da embalagem para que seja mais eficiente.

publicidade:

Uma vez que é evaporada, a naftalina passa a ser um produto tóxico para a maioria dos insetos, seu odor e sua toxicidade os afasta, mas dependendo da quantidade os seres humanos também correm sérios riscos.

Naftalina

Em muitos países a naftalina já não é utilizada para usos domésticos por ser carcinogênica e causar graves problemas a saúde.

Para que serve a naftalina?

A fórmula química da naftalina é o (C 10 ), ela é um composto químico amplamente utilizado na criação de outros produtos químicos, como é o caso dos explosivos pois entram  em combustão facilmente em seu estado gasoso, também é usada para fazer corantes, plásticos, inseticidas  e lubrificantes.

Uso doméstico

Em casa ela é utilizada em locais como gavetas, em cômodos da casa, dentro do guarda roupas, no banheiro, no sótão e armário para afastar insetos e animais como a traça, baratas, ratos e pombos.

É terminantemente proibido remover a naftalina de sua embalagem original, pois assim ao entrar em estado gasoso, apenas uma pequena parte dos gases tóxicos serão liberados para fora e atingirão apenas insetos, que será o suficiente para afastá-los.

Ao utilizar no guarda roupas, quando for vestir as roupas é essencial deixá-la ao ar livre por um tempo para que os gases de naftalina sejam removidos, se possível lave a roupa antes de vestir, o mesmo vale quando utilizada no armário, lave todos os pratos e panelas antes de utilizar.

Jamais utilize naftalina em roupas de crianças, pois elas são mais suscetíveis ao gases tóxicos, evite também deixar em locais que crianças possam alcançar, já que elas podem confundir com balas e engolir.

Naftalina espanta ratos, baratas e pombos?

Os gases tóxicos são especialmente prejudiciais aos animais e insetos, eles são sufocados pelo cheiro forte da naftalina, e apesar de não matá-los, ela afasta as pragas para bem longe, além de afastar ratos baratas e pombos, a naftalina também pode afastar morcegos e outros tipos de pássaros, mas é essencial saber utilizar da maneira correta para não prejudicar também a saúde do ser humano.

Naftalina espanta escorpião?

Apesar de ser eficaz contra vários tipos e animais e insetos, os escorpiões não fazem parte dessa lista, por serem mais resistentes a naftalina não os afeta, portanto se em sua residência aparecerem esses insetos, é essencial procurar outras formas de combater os animais peçonhentos.

Naftalina faz mal?

A naftalina deve ser utilizada com todo cuidado, pois ela é um produto químico e pode sim fazer mal a saúde, seus gases tóxicos podem ser absorvidos pela pele e pela inalação, ela  pode causar dores de cabeça, náusea e vômito, e também destrói os eletrólitos deixando-os impossibilitados de transportar oxigênio, uma exposição prolongada a seus gases poderá causar câncer.

O ideal mesmo é procurar outras formas menos arriscadas para combater os insetos que infestam nossas casas, usando a naftalina apenas como última opção, se possível nem deve ser usada.

publicidade:

Seu uso é contra indicado principalmente se houverem crianças no local, por serem mais frágeis, poderão ter sérios problemas no futuro, além do fato da criança poder confundir a naftalina com balas.