O que é o Proctologista? De que parte do corpo ele cuida? Descubra

publicidade:

O corpo do ser humano é muito complexo, cada uma de suas partes tem uma função específica e também cada uma delas pode ter um problema diferente. Para apenas 1 médico ficaria muto complicado guardar tantas informações a respeito dos problemas que podem surgir em cada uma das partes do ser humano e é por isso que na medicina exstem diversas especialidades.

Conhecer cada uma das especialidades médicas existentes é fundamental para procurar o atendimento adequado sem ter que pegar novas filas em hospitais ou ter que desembolsar mais dinheiro como no caso de consultas particulares, um exemplo de especialidade que as pessoas costumam confundir é o proctologista, por tem um nome parecido com o urologista as pessoas acreditam ser da mesma especialidade, mas cada uma tem suas funções específicas.

publicidade:

O que é o Proctologista

publicidade:

O que é o proctologista

O médico especialista em proctologia também conhecido como procto é especializado no diagnóstico e tratamento de problemas relacionados da região terminal do sistema digestivo, como no caso do cólon, reto e ânus, portanto como podemos notar não tem nada a ver com o urologista que trata problemas relacionados ao sistema reprodutor masculino.

Proctologista cuida de que?

O proctologista é capaz de de descobrir doenças que podem estar na parte terminal do intestino, e para realizar qualquer tipo de diagnósticos poderá solicitar exames como a colonoscopia e a ultrassonografia, mas em locais que já adotam uma tecnologia mais avançada eles utilizam a fibra óptica com uma mini câmera em sua extremidade de que é capaz de realizar diagnósticos mais precisos sem a necessidade de realizar cirurgias invasivas para isso, o procedimento é conhecido como videocolonoscopia.

Dentre os problemas que ele é capaz de encontrar, diagnosticar e se necessário fazer cirurgia estão incluídos:

  • Fissuras e hemorroidas
  • Constipação severa
  • Defeitos congênitos como ânus imperfurado
  • Tumores de cólon
  • incontinência ou retenção fecal
  • Doença de Crohn
  • Prolapso retal e outros

Vale ressaltar que o proctologista não tem nada a ver com o urologista como já explicamos anteriormente, a única coisa que as duas especialidades tem em comum é o fato de ambas realizarem o exame de toque retal, como todos sabemos esse exame é realizado para diagnosticar câncer e outros problemas que possam vir a surgir nessa região.

publicidade:

Conhecer a função de cada especialidade médica é fundamental para conseguir um diagnóstico adequado, e como já conhece a especialidade de um proctologista, qualquer desconforto, dor ou sangramento fora do comum que venha a surgir na região terminal do intestino já sabe qual especialista procurar.