O que é Pelvis? Onde fica no Corpo Humano? – Significado

publicidade:

O corpo humano é o objeto mais próximo de nós que podemos ter e mesmo apesar disso há muitas partes dele que ainda não conhecemos ou até mesmo que não podemos ver, como é o caso da pelvis. Mas afinal de contas o que é pelvis? Onde fica no corpo humano?

A pelve fica localizada na região da cintura, ela não é uma única parte do corpo e sim um termo que se refere a uma coleção de ossos, músculos e órgãos abaixo da cintura. Nela podemos encontrar a bexiga urinária, o útero, ovários rins e outros órgãos.

publicidade:
o que é pelvis
O que é pelvis (Foto – Divulgação)

O que é Pelvis?

Funções da Pelve

publicidade:

A pelve que é forte e rígida é adaptada para servir uma série de papéis no corpo humano. As principais funções são: –

Transferência de peso do esqueleto axial superior para os componentes apendiculares inferiores do esqueleto, especialmente durante o movimento.

Fornece anexo para uma série de músculos e ligamentos utilizados na locomoção. =
Contém e protege as visas abdominopelvicas e pélvicas.

Diferenças da Pelve masculina para a feminina

Função

1. Uma pelve masculina é projetada para suportar uma construção de corpo pesado e uma estrutura muscular mais forte, enquanto uma pelve feminina serve principalmente para fins de maternidade.

Estrutura

1. Uma pelve masculina é menor e mais estreita, enquanto uma pelve feminina é mais ampla e mais espaçosa.
2. Um osso pélvico masculino é mais pesado, mais alto e muito mais espesso enquanto um osso pélvico feminino é mais fino e mais denso.
3. Uma pelve masculina tem um arco púbico em forma de v, enquanto uma pelve feminina tem um arco púbico que é mais largo.
4. Um cóccix de pelve masculina é projetado para dentro e imóvel enquanto uma pelve feminina possui um cóccix flexível e mais direto.
5. Uma pelve masculina tem um sacro mais longo e mais estreito, enquanto uma pelve feminina tem um sacro mais largo, mais curto e menos curvo.
6. Uma pelve masculina possui um acetábulo que é maior, enquanto uma pelve feminina tem uma menor.
7. Uma pelve masculina tem um entalhe ciático mais estreito, enquanto uma pelve feminina tem um entalhe mais baixo do ciático.
8. Uma pelve masculina tem uma entrada pélvica em forma de coração, enquanto uma pelve feminina tem uma entrada pélvica com uma forma ligeiramente oval.

Adaptação para o parto

Durante a gravidez, o corpo secreta um hormônio conhecido como relaxina para ajudar o corpo a acomodar o bebê crescente e suavizar o colo do útero. No entanto, o que acontece é que as articulações entre os ossos da pelve realmente afrouxam e se separam ligeiramente durante a gravidez e o parto.

Às vezes, no entanto, a relaxina pode tornar as articulações muito soltas, causando uma síndrome dolorosa conhecida como disfunção da sínfise do púbis, fazendo com que a articulação pélvica se torne instável, causando dor e fraqueza na pélvis, e até mesmo nas coxas  durante a caminhada e outras atividades. Muitas mulheres com a condição têm que usar um cinto pélvico. Geralmente resolve-se após a conclusão da gravidez, embora a terapia física possa ser necessária.

Fotos da Pelve Feminina e Masculina

O que é Pelvis? Onde fica no Corpo Humano? - Significado

publicidade:

Caso ainda tenha mais dúvidas sobre o que é pelvis não exite em nos perguntar nos comentários.