Dicas sobre O que pode e o que não pode comer quando faz tatuagem

publicidade:

Sabemos que uma tatuagem permanente é para o resto da vida, portanto é essencial ter um cuidado com seu processo de cicatrização para que não afete nenhuma parte de seu desenho principalmente no primeiro mês após a tatuagem ter sido feita, e hoje daremos dicas sobre o que não pode comer quando faz tatuagem.

Seja a tatuagem enorme ou pequena, ela sempre será um compromisso permanente por isso é fundamental um cuidado especial em seu processo de cicatrização, quando as pessoas decidem fazer uma tatuagem geralmente se preocupam apenas no desenho que vai fazer, deixando coisas importantes como a alimentação de lado.

publicidade:
O que não pode comer quando faz tatuagem

Dicas para cicatrização da tatuagem

O que não pode comer quando faz tatuagem

Aos amantes de café, álcool, bebidas energéticas, queijo e frituras que me desculpem, pois estes estão entre os principais itens a se evitar afim de manter uma boa cicatrização.

publicidade:

Isso ocorre porque esses  alimentos além de atrapalhar no processo de cicatrização aumentam as chances de haver uma inflamação.

Além de não ser recomendável ingerir álcool antes de fazer uma tatuagem, pelo fato de não estar 100% lúcido, pode correr o risco de escolher uma tatuagem errada e se arrepender para o resto da vida, o álcool assim como bebidas que contém cafeina, são responsáveis por deixar o sangue mais diluído, prejudicando assim o trabalho do tatuador e o processo de cicatrização.

Quais são as coisas que não pode comer quando faz tatuagem?

Além dos itens já citados acima existem alguns alimentos que devem ser evitados a todo custo afim de manter um bom processo de cicatrização para que a tatuagem fique bonita por muito mais tempo.

Dentre os alimentos a serem evitados estão:

  • Açúcar, refrigerantes e aqueles sucos de saquinho e caixinha comprados em supermercados, chocolates, massa de bolo pronta e doces
  • Alimentos fritos e gordurosos como o pastel, lanches, batata frita, hamburguer, carne de porco, manteiga, margarina, linguiça
  • Bebidas que contém cafeína como chá mate, energéticos e café
  • Álcool
  • Leite e derivados

O que pode comer quando faz tatuagem

Existem também aqueles alimentos que auxiliam no processo de cicatrização, diminuindo as chances de qualquer problema com sua nova tatuagem, são os alimentos ricos em anti-oxidantes e anti-inflamatórios, além do fato de ser necessário tomar bastante água afim de evitar que sua pele fique ressecada promovendo assim um ambiente ideal para a cicatrização.

O que comer

  • Vitamina C encontrada em frutas cítricas, brócolis e couve
  • Alimentos ricos em gordura boa como o abacate, azeite, gergelim, chia, castanhas, sardinhas amendoim
  • Alimentos anti-oxidantes: tomate, açafrão, acerola, cebola, alho, frutas vermelhas

+ Cuidados além da alimentação

Há diversas maneiras de cuidar de forma errada de uma tatuagem feita recentemente, embora possa fazer a maioria das coisas que já fazia antes da nova tatuagem há algumas coisas que devem ser evitadas, como uma tatuagem pode demorar até 1 mês para ficar totalmente recuperada alguma coisas devem ser evitadas.

  • Evitem molhar a tatuagem por mais que alguns segundos, também evite nadar já que água de piscina contém ingredientes químicos e bactérias
  • Enquanto sua pele se recupera, evite pegar sol diretamente sobre a tatuagem para não correr o risco dela ficar desbotada
  • Evite se depilar no local onde a tatuagem foi feita pois poderá lesionar a pele e prejudicar no processo de cicatrização
  • Não utilize roupas apertadas para que a pele onde foi feita a tatuagem possa respirar e evitar também suor excessivo, procure utilizar roupas mais largas pelo menos nas primeiras semanas.
  • A pele em processo de cicatrização coça muito, mas é necessário resistir a essa intensa vontade de coçar, o processo de cicatrização poderá estar ainda muito recente sem falar do fato de poder estar contaminando a pele com bactérias que estão presentes nas unhas.

Pesquise antes de escolher um local para fazer sua tatuagem, converse com amigos e peça indicações para não correr o risco de fazer uma tatuagem em um local que não seja higienizado e que toma os devidos cuidados com a saúde.

publicidade:

Agora que você já sabe o que pode e o que não pode comer quando faz tatuagem é hora de colocar isso em prática e escolher já a sua para fazer.