Por que as pessoas roncam? Como Tratar

publicidade:

Provavelmente todas as pessoas vão roncar uma hora ou outra na vida, algumas não vão nem sequer saber que passaram por essa situação, já outras vão roncar tanto que acordarão com o próprio ronco, só quem tem ou quem presencia esse problema sabe  o quanto ele pode ser irritante, mas por que as pessoas roncam?

Além do fato de roncar já ser complicado para quem passa por essa situação, ele também pode comprometer o sono do parceiro que sofrerá tanto quando quem está roncando, e isso pode gerar diversos transtornos durante o dia, já que noites mal dormidas poderão resultar em um menor aproveitamento do dia, com falta de concentração e atenção, e sono constante.

publicidade:

Por que as pessoas roncam

publicidade:

Por que as pessoas roncam?

Aquela sinfonia barulhenta que por vezes pode durar um noite toda, é causada quando ocorre uma vibração da úvula, para quem não sabe a úvula é aquela pedacinho que também é chamado de campainha da garganta.

Quando por algum motivo ocorre um estreitamento da garganta, o ato de realizar a inspiração causará essa vibração da úvula levando a aquele barulho que atrapalha tantos sonos durante a noite.

Em alguns casos o ronco pode ser causado por problemas como flacidez dos músculos da garganta, sobrepeso e deficiência nasal. Problemas de saúde que possam interferir na respiração enquanto dormimos também pode causar o ronco, como é o caso da congestão nasal ou alergia.

Em grande parte dos casos o ronco é causado pela apneia do sono e esse sim é uma das causas mais preocupantes segundo os médicos.

Na apneia do sono a pessoa tem breves interrupções na respiração, durante esses segundos que ocorre a falta de respiração, os níveis de oxigênio no sangue caem e o cérebro o tira do sono profundo para que a pessoa respire, e é nesse instante que a pessoa realiza a inspiração profunda afim de restaurar os níveis de oxigênio que o ronco ocorre.

Como evitar o ronco

publicidade:

O ideal é procurar assistência médica para que ele possa avaliar a verdadeira causa do ronco e poder prescrever o melhor tratamento, mas para quem já deseja tentar contornar essa situação poderá tomar algumas precauções que ajudarão.

  • Realizar exercícios físicos
  • Não ingerir bebidas como café, chás, refrigerantes e álcool antes de dormir
  • Procurar não repor o sono perdido durante o dia, mesmo que a vontade de dormir seja grande por causa das noites mal dormidas.
  • Estabelecer um horário para dormir e para acordar.
  • Dormir de lado para manter as vias respiratórias livres