Psyllium: O que é, Para que serve, Conheça seus Benefícios

publicidade:

Conhecer os benefícios das frutas, verduras, vegetais e sementes pode ser essencial para curar diversos tipos de problemas que possam vir a surgir em o nosso organismo, hoje vamos falar sobre a casca de uma semente que tem mostrado ser benéfica na cura de problemas relacionados ao intestino, vamos conhecer um pouco mas sobre o psyllium, descubra o que é e para que serve.

Se tem uma coisa que não pode faltar no prato são as fibras, elas trazem consigo diversos benefícios a saúde, e apesar dela poder ser encontrada em uma variedade de alimentos, ainda vemos muitos brasileiros tendo problemas de saúde justamente pela falta de sua ingestão.

publicidade:

Psyllium

publicidade:

O que é o Psyllium

Ele pode ser encontrado na casca da semente de uma erva chamada Plantago Ovata. O psyllium é uma fibra solúvel que tem uma grande capacidade de absorção de líquido, essa capacidade de absorção é tão surpreendente que ele pode absorver até 20 vezes mais líquido o que seu tamanho original, e seus benefícios pode ser notados principalmente no intestino.

Para que serve

Para quem não sabe, as fibras auxiliam no funcionamento do intestino, é ideal para quem sofre de problemas como prisão de ventre, constipação ou fissuras anais.

A ação da fibra já começa no estômago, pois lá ela se junta a uma certa parte dos alimentos e parte para o intestino, já no intestino as fibras irão absorver uma grande quantidade de água, deixando as fezes mais macias e com mais volume.

Conheça mais alguns dos benefícios do Psyllium

São muitos os benefícios do Psyllium para saúde, conheça alguns deles e saiba o porquê é tão importante incluí-lo em sua alimentação diária.

Aliado do intestino

O psyllium é um laxante moderado, por absorver grande quantidade de água, ele torna todo o movimento do intestino mais fácil, além disso ele da volume as fezes evita que ela fique ressecada e por absorver água também acaba sendo um aliando em casos de diarreia severa também ajudando dar volume as fezes líquidas.

Essa é uma excelente notícia para quem sofre de problemas como hemorroidas, intestino preso ou qualquer outro problema que torna a ida ao banheiro um pesadelo.

Auxilia no emagrecimento

Hoje em dia uma das grandes dificuldades das pessoas é se manter no peso principalmente para aquelas cuja a saúde está em risco como no caso de diabéticos e pessoas com problemas no coração.

Por ser formado basicamente de fibra, como já mencionado o Psyllium tem uma grande capacidade de absorção quando em contato com a água, isso faz com que a pessoa que faz seu uso se sinta saciada e essa sensação pode durar horas, como consequência a pessoa demora mais tempo para sentir fome.

Pelo fato da fibra aumentar de tamanho em contato com a água, ela forma um bolo no intestino que por onde passa leva consigo todas as toxinas e carboidratos, açúcares e colesterol que ficam presos no intestino.

Reduz o colesterol

Manter os níveis de colesterol estáveis é fundamental para manter uma boa saúde principalmente após os 50 anos de idade, estudos indicam que quando as pessoas inserem em sua alimentação o consumo de psyllium os níveis de colesterol ruim diminuem.

Auxilia no controle de açúcar no sangue

Quando é inserido psyllium em sua alimentação, sua fibras fazem com que os carboidratos sejam absorvidos de forma mais lenta, dessa forma eles não se transformam em moléculas de açúcar e reduzem a sobrecarga que o carboidrato causaria no pâncreas, já que é ele o responsável pelo controle de açúcar no sangue.

Como deve ser usado

A fibra é um alimento que pode ser ingerido em qualquer hora do dia, em média um corpo precisa de 30g de fibra por dia, então essa quantidade deve ser dividida ao logo do dia.

Onde comprar e quanto custa

Esse é um produto que pode ser encontra em praticamente qualquer lugar, farmácias, lojas de produtos naturais ou na internet.

publicidade:

Eles podem ser vendidos como pó, farelo ou em cápsulas, seu preço poderá variar de local para local mas em média fica em toro dos 14,00 reais.