Qual o tipo de sangue mais raro – E o mais comum

publicidade:

Saber qual seu tipo sanguíneo é um fator muito importante em caso de eventualidades que levam necessidade de uma transfusão, Você sabe qual é seu tipo sanguíneo? Melhor ainda, sabe qual o tipo de sangue mais raro?

Se você não conhece o seu, vá logo a um hemocentro ou procure seu médico para pedir exames que verificam qual o seu tipo sanguíneo e descubra se ele está entre os mais raros ou entre os mais comuns.

publicidade:

qual é o tipo de sangue mais raro

publicidade:

Tipos sanguíneos raros

Como todos devem saber existem vários tipo sanguíneos, podemos conferi-los na lista abaixo.

Grupo A + 36%
Grupo O + 37%
Grupo B + 9%
Grupo O – 7%
Grupo A – 6%
Grupo AB+ 3%
Grupo B – 2%
Grupo AB – 1%

Com uma rápida consulta na lista acima podemos então afirmar que o Tipo sanguíneo O- é o tipo mais raro de sangue, e qualquer pessoa de outros grupos sanguíneos pode receber esse tipo de sangue.

Tipo sanguíneo mais comum

Diferente do tipo sangue mais raro, o mais comum é considerado aquele grupo sanguíneo que a maioria das pessoas tem. Como é o caso do grupo O+, cerca de 37% da população mundial tem esse tipo de sangue.

Tipo de sangue – Qual é o seu?

Sempre devemos carregar na carteira um documento que identifique qual o tipo sanguíneo, como dizem, nunca sabemos como será o dia de amanhã e caso aconteça alguma fatalidade, esse tipo de informação pode salvar nossas vidas.

Já uma transfusão com o tipo sanguíneo diferente pode ocasionar sérios danos aos órgãos, já que o nosso corpo pode rejeitar.

Por essas e outras razões é que devemos conhecer nosso tipo sanguíneo através de um hemograma que pode ser solicitado por um clínico geral.

Veja também: Infecção no sangue

Doação de sangue

Doar sangue é um ato de amor ao próximo, se seu desejo é fazer uma doação para o banco de sangue de sua cidade, veja na tabela abaixo quais são os tipos de sangue para o qual poderá doar.

Pode doar para: Pode receber doação de:
Sangue tipoA+ AB+ e A+ A+, A-, O+ e O-
Sangue tipo A- A+, A-, Ab+ e AB- A- e O-
Sangue tipo B+ B+ e AB+ B+,B-, O+ e O-
Sangue tipo B- B+, B-, AB+ e AB- B- e O-
Sangue tipo AB + AB+ A+, B+, O+, AB+, A-, B-, O- e AB- (todos)
Sangue tipo AB- AB+ e AB- A-, B-, O- e AB-
Sangue tipo O+ A+, B+, O+ e AB+ O+ e O-
Sangue tipo O- A+, B+, O+, AB+, A-, B-, O- e AB- (todos) O-

Fonte da Tabela: Tua Saúde

Qual o tipo de sangue mais raro no Brasil e no mundo

Ele pode ser doado para qualquer outro tipo sanguíneo e todos que tem esse tipo de sangue deviam fazer doação, já que segundo pesquisas somente cerca de 9% da população tanto no Brasil como no mundo tem.

E se você quer saber qual é o tipo de sangue mais raro, a resposta é o O- em segundo lugar está o AB-.

Tipo sanguíneo mais raro – Vídeo

 

publicidade: