Terçol no olho: É contagioso? Causas e como Curar

publicidade:

Se você nunca teve, provavelmente já conheceu alguém que tem ou já teve terçol no olho, para quem não conhece o terçol é um inchaço que forma ao longo da pálpebra ou perto dos cílios, pode ocorrer também dele surgir interno ou sob a pálpebra.

São muitas as dúvidas das pessoas a respeito desse problema como quais são suas causas, como curar e até mesmo se o terçol é contagioso, são essas e outra dúvidas que serão respondidas a seguir.

publicidade:

Terçol no olho

publicidade:

Terçol no olho: O que é

 

A pálpebra tem uma função muito importante é que a de manter a saúde de nossos olhos, e consequentemente nossa visão, para isso ela atua promovendo a umidade dos olhos através das lágrimas, e também serve como proteção para evitar que possíveis corpos estranhos entrem nos olhos.

Assim como nossa pele as pálpebras possuem glândulas sudoríparas e sebáceas, se por algum motivo essas glândulas ficarem obstruídas elas ficam suscetíveis a ter uma infecção que é a causa do terçol no olho.

Sintomas

2 ou 3 dias após a ocorrência da infecção, os sintomas do terçol já poderão ser notados, inicialmente ele deixará as pálpebras avermelhadas e inchadas, caso tenha uma pontinha branca é sinal de que ele também tem pus. Mas também pode apresentar outros sintomas:

  • Lacrimejamento
  • Sensibilidade a luz
  • dor e inchaço local
  • Sensação de que tem algo estranho dentro das pálpebras
  • Vermelhidão e calor
  • Coceira e dor ao mover e piscar os olhos
  • Pontinha branca parecida com uma espinha
  • Algumas vezes apenas o local fica inchado, outras vezes a pálpebra inteira fica inchada.

Algumas pessoas acreditam que o terçol nos olhos é contagioso, porém a maioria das pessoa já apresenta a bactéria Staphylococcus Aureus no organismo, portanto em qualquer fase na vida é possível ter terçol.

Essa bactéria se encontra na pele, mas ela pode ser encontrada em grande quantidade no nariz de pessoas saudáveis, portanto é essencial manter uma boa higiene e lavar as mãos ao espirrar e tossir, para não correr o risco de levar a bactéria até os olhos com o ato de coçar.

Tratamento terçol: Como curar

O passo mais importante no processo de tratamento consiste na limpeza do local, uma boa higienização das pálpebras deve ser feita esfregando a pálpebras com água morna.

Compressas quentes também pode sem aplicadas 3 a 4 vezes com duração de 10 a 15 minutos por dia, durante vários dias. Isso aliviará a dor e o inchaço. Na maioria dos casos o terçol no olho se romperá, drenará e curará sem qualquer outra intervenção entre 5 a 7 dias.

Nunca tente cortar ou forçar a drenagem do terçol, além de piorar o inchaço poderá espalhar a infecção para outros locais. Se o terçol não se curar após 8 dias é recomendável procurar assistência médica.

Caso o terçol ocorra frequentemente, o oftalmologista poderá indicar uma pomada antibiótica para evitar possíveis recorrências, poderá recomendar também uma melhor higienização das pálpebras com um sabonete neutro ou antibacteriano.

publicidade:

Em casos de terçol no olho em pacientes idosos o oftalmologista poderá prescrever antibióticos por via oral, já que pessoas idosas são mais debilitados e com isso tem uma maior dificuldade na cura.