Tendinite – Como se adquire e qual o tempo de cura

Tendinite – Como se adquire e qual o tempo de cura
Avalie esse post

O tendão serve para ligar o músculo ao osso. Embora a estrutura específica de um tendão pode variar de tendão para tendão, os componentes são os mesmos. Um tendão é essencialmente constituída por fibras de colágeno, água e substâncias fundamentais. São os componentes da substância de base que dão ao tendão as propriedades da viscoelasticidade (capacidade de esticar e voltar à sua forma original).

Como com o tecido muscular, um tendão tem um ponto de ruptura estrutural. Inicialmente, quando a tensão é aplicada ao tendão, o tendão vai alongar. Se a força vai além da resistência, a ruptura do tendão pode acontecer.tendinite tem cura

Como se adquire a tendinite

Tendinite é considerada uma lesão causada por excesso de carga repetitiva de um tendão excedendo a capacidade do tendão de lidar com a carga. A carga repetitiva de um tendão pode romper o tecido normal, resultando em dor, inchaço e diminuição da capacidade funcional da articulação associada. Geralmente a tendinite é mais comum nos braços, pulso, pé, tornozelos, joelhos e ombro.

Leia Também  Como alisar os cabelos com leite e ovos

Como se adquire a tendinite – causas mais comuns

• aumento excessivo da carga de treinamento, distâncias e velocidade
• erros mecânicos de técnica inadequada
• Anormalidades estruturais
• Equipamento impróprio, jogos ou condições de trabalho
• Desequilíbrios musculares
• tempo insuficiente para a recuperação do tendão

A princípio após o rompimento o tendão vem a inflamação, ele fica muito doloroso e começa a enfraquecer, e se ele for constantemente sobrecarregado ele começará a quebrar. As dores geralmente são piores durante a noite.

Como classificar a tendinite

Há seis classificações de tendinite que variam de leve a grave. Cada classificação baseia-se na quantidade de dores que a pessoa experimenta antes, durante e após o exercício e está correlacionada com a capacidade funcional do atleta.

Tendinite leve (níveis 1 e 2) Dor com esforço extremo que acaba quando a atividade para.

Tendinite moderada (níveis 3 e 4) Dor com esforço extremo que dura várias horas após a atividade.

Leia Também  Tatuagem Filtro dos Sonhos

Tendinite grave (níveis 5 e 6) Dor durante a atividade que pode continuar a durar durante todo o dia e noite. A dor na região afetada pode aparecer durante as atividades diárias e não apenas durante o esforço físico.

Tendinite tem cura? Qual o melhor tratamento

Muitas pessoas acreditam que a tendinite não tem cura, o que não é verdade. O primeiro passo para encontrar a cura da tendinite é encontrar o tendão lesionado e após isso diminuir a dor e inflamação no local. Isso pode ser feito com muito repouso, compressas frias no local e medicamentos anti-inflamatórios. Quando a dor estiver muito forte pode ser usado gelo no local por 15 a 20 minutos a cada 4 horas. Seu ortopedista também pode recomendar fisioterapia e repouso.

A melhor coisa ser feita é seguir as dicas de seu ortopedista ou fisioterapeuta para ver uma melhora significativa em seu quadro clínico, e assim descobrirá que sim, a tendinite tem cura.