Hidroquinona – Cuidado, Leia antes de Comprar e Usar

Atualmente vemos dezenas de produtos em farmácias prometendo a tão sonhada pele livre de qualquer mancha. Muito vendidos aqui no Brasil, os cremes de clareamento de pele prometem acabar com manchas rapidamente. E hoje vamos nos concentrar em falar sobre a hidroquinona, um poderoso clareador de manchas.

Mas será que esse clareador é realmente bom para nossa pele? Antes de descobrir vamos conhecer um pouco mais sobre a hidroquinona.

hidroquinona

Hidroquinona para que serve

A hidroquinona é um clareador de pele usado em muitos cremes de branqueamento e tratamentos de desvanecimento de marca escura. Ela reduz a produção de melanina em sua pele, por isso é ótimo para acabar com a hiperpigmentação, marcas de acne , manchas solares, melasma e outros problemas de descoloração da pele.

Preço e onde comprar

O creme pode ser encontrada em farmácias de manipulação, mas também já existe o creme de hidroquinona, e seu valor médio gira em torno de 20 reais, podendo variar dependendo do tamanho do creme.

Porque Hidroquinona é ruim

Sem dúvida, esse creme é muito eficaz para tratar problemas de hiperpigmentação. No entanto, sua segurança também é altamente questionável.

A razão pela qual ela tem uma reputação tão ruim é porque estudos mostraram que a hidroquinona tem alguns efeitos cancerígenos quando aplicado à pele. É considerado citotóxico (tóxico para células) e mutagênico. Estudos também mostraram que o uso a longo prazo pode causar ocronose exógena , que é quando sua pele se torna uma cor azulada e preta. A hidroquinona não só inibe a produção de melanina para ajudar a aliviar a pele, mas o uso prolongado pode realmente danificar suas células.

Efeitos Colaterais

  • Aumento da exposição à radiação UV
  • Sensibilidade à luz solar
  • Aumento dos riscos de ficar hiperpigmentação
  • Dermatite de contato e irritação da pele
  • Pele grossa, coriácea e acidentada

Como ela diminui os pigmentos de melanina em sua pele, sua pele se torna mais sensível ao sol. Isso aumenta a exposição a UVA e UVB, o que, por sua vez, aumenta o risco de obter mais hiperpigmentação futura, especialmente se você não usar um protetor solar forte o dia todo. A hidroquinona também se torna tóxica quando exposta à luz solar, portanto, se for usada, ela só deve ser usada como um tratamento local (não em todo o rosto) durante a noite.

Além da ocronose exógena e da sensibilidade ao sol, também se sabe que o uso de hidroquinona a longo prazo faz com que a pele fique grossa, coriácea e acidentada. Os efeitos colaterais a curto prazo  incluem vermelhidão, irritação e dermatite de contato.

Devido a esses riscos associados, ela foi banida em muitos países da Europa e da Ásia. Nos EUA, 2% de produtos de hidroquinona ainda podem ser encontrados em balcão, mas os produtos de hidroquinona a 4% (que geralmente são de força máxima) estão disponíveis apenas com receita médica.

Motivos para não usar – Vídeo