A axila é a pequena área que se encontra embaixo da junção do braço com o ombro. Quando a dor nas axilas ocorre, pode ser muito intensa. Isso ocorre porque a axila é o lar de uma das redes mais complexas de nervos, conhecida como o plexo braquial. Além disso, existem muitos vasos sanguíneos (veias e artérias) que passam através da mesma área. Esta é uma superfície altamente sensível e as dores nas axilas podem ser mais graves do que você jamais teria imaginado.
A intensidade da dor nas axilas pode variar de ligeira a grave, dependendo o fator causal. A maioria das mulheres, quando sofrem de dores nas axilas pensam imediatamente em nódulos mamários ou, ainda pior, o câncer de mama. No entanto, o diagnóstico pode ser imediatamente excluído realizando uma mamografia. A fonte dessa dor pode ser visível (como um nódulo) ou não. Quando a dor não vem de uma fonte visível, é importante considerar a dor referida. Esta dor irradia para a axila de outra parte do corpo, por vezes, provenientes de um local de ferimento distante.
Se as dores nas axilas for local, é importante escolher o tratamento certo. O tratamento escolhido depende do fator causal da dor – lesão, infecção ou inflamação -, mas também de quão grave a dor realmente é. As dores nas axilas é encontrada em pessoas de diferentes idades e sexos. O diagnóstico é mais facilmente feito se o doente sofrer outras modificações, além da dor axila. Um exemplo particular pode ser determinado – pacientes com angina. O sintoma mais importante é a dor no peito, a dor axila aparece como uma modificação secundária.
Quais são as causas das dores nas axilas?
- Lesão do plexo braquial: Um trauma que ocorre devido a um safanão que pressiona o ombro para baixo e puxa a cabeça longe do ombro. É comum com as pessoas em esportes. Problema neural também pode causar dor nas axilas.
- Infecções como a linfangite que ocorre devido à infecção estreptocócica que afeta ainda mais as condutas de gânglios linfáticos pode causar dor. Na maioria das vezes os antibióticos são prescritos para lidar com esta condição.
- Infecções como pus na pele ou abscessos na pele leva a protuberâncias que são dolorosas e também podem afetar os folículos pilosos. As lesões também podem ocorrer. O pus pode espalhar e causar uma série de complicações e tem de ser drenado e tratado com antibióticos até secarem.
- Câncer tais como câncer de mama, linfoma de Hodgkin também podem causar caroço que são dolorosos. Os nódulos são geralmente inofensivos e têm cistos que são bloqueados. Ele também tem o crescimento de gordura e tecido extra.
- Infecções causadas devido a varicela ou mononucleose, também pode deixar a área da axila dolorosa.
Outras causas podem ser:
- Infecções virais e bacterianas
- As reacções alérgicas a alimentos, fatores ambientais e produtos cosméticos
- Os efeitos colaterais da vacinação
- Cânceres, como câncer de linfoma, cancro de sangue
- A dor na axila ocorre em homens e mulheres. Os nódulos que são a razão mais comum de dor na axila também pode ocorrer a qualquer um. No entanto, entre as mulheres o câncer de mama é uma outra razão e por isso é o desequilíbrio hormonal que os torna propensos a tais problemas. Durante a menstruação também a dor pode ser sentida como o corpo passa por uma série de mudanças.
- A hiperidrose ou transpiração excessiva
- A inflamação da pele
- Dermatite de contato
- Psoríase
- Acanthosis nigricans
- Micose ou Tinha axillaris: Um termo usado ocasionalmente para micose afetando a axila.
- Infecção por fungos Candidíase
- Intertrigo, o que geralmente acontece nas áreas mais úmidas e ocas do corpo
- Fervura da axila ou furúnculo
Diagnóstico
Tratamento das dores nas axilas
- Os esteróides tópicos: Para reduzir a inflamação da pele, comichão e irritação da axila
- Dissecação do nó de linfa: remover um ou todos os nós cirurgicamente
- Antitranspirantes para regular a transpiração excessiva nas axilas
- Os antibióticos para tratar a infecção bacteriana
- Antifúngico tópico para o tratamento de infecções fúngicas da axila. Por exemplo Cândida.