Quantos países existem no mundo

Quantos países existem no mundo
Avalie esse post

Embora isso pareça ser uma questão bastante simples de determinar quantos países existem no mundo,  na verdade é bastante complexa. Isso se deve não só ao cenário político em constante mudança, mas também porque o termo “países” é algo fluido e aberto à interpretação.

Quantos países existem no mundo

Uma definição limitada do que é um  país, é ele ser um grupo bem estabelecido – como as Nações Unidas – e ter sua lista de membros reconhecidos. No caso das Nações Unidas, existem 193 Estados reconhecidos, com 192 sendo membros das Nações Unidas e a Cidade do Vaticano, que é um observador permanente com todos os direitos de um membro, salvo direito de voto.

quantos países existem no mundo
Mapa Mundi ( quantos países existem no mundo)

 

Pode-se também usar uma definição estabelecida para o que é um estado e encontrar todos que correspondem a esses critérios. A definição mais amplamente aceita é dada pela Convenção de Montevidéu, de 1933. Por essas orientações, um estado deve ter um governo, estar em uma posição para interagir com outros estados diplomaticamente, ter um território definido, e possuir uma população permanente. Uma contagem aproximada desses estados colocaria o número de países no mundo em 201.

Leia Também  10 Animais com a Gestação mais longa

Isso inclui os 193 Estados reconhecidos pela Organização das Nações Unidas, bem como oito estados adicionais. Estes são o Sahara Ocidental, Taiwan, Chipre do Norte, Somalilândia, Ossétia do Sul, Transnístria, Abkházia, e Nagorno-Karabakh. Esses estados cumprem os critérios estabelecidos pela Convenção de Montevidéu, mas estão todos em uma luta com outro estado maior, pela independência, e até agora não foram formalmente reconhecido pelas Nações Unidas.

Uma definição ainda mais ampla poderia incluir alguns estados que foram reconhecidos por uma série de países, mas  não conseguiu estabelecer um governo estável, ou não conseguiram receber o reconhecimento por parte dos Estados companheiros suficientes para realmente atender os critérios da Convenção de Montevidéu. Ao adicionar estados como as Ilhas Cook, a Palestina, ou a República da Chechénia, pode-se chegar a um número muito maior de países no mundo – em algum lugar na faixa de 210-230.

Sendo ainda mais amplo, pode-se incluir países que fazem parte de um país maior, por vezes referido como os países que a constituem. Um exemplo óbvio disso seria os países da Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte – todos fazendo o único país do Reino Unido. Na maioria das contagens de países do mundo, esses quatro países são considerados como um só, mas eles poderiam facilmente ser contados como quatro. Ao incluir esses tipos de países poderia haver muitas centenas, se não milhares, de países no mundo – especialmente se fosse para começar a contar os estados menores, como a Califórnia ou Delaware, nos Estados Unidos, como independente por direito próprio.

Leia Também  Quem inventou a televisão - Onde Surgiu

Da mesma forma, os territórios – como o território de Guam, uma possessão dos Estados Unidos – geralmente não são contados em uma contagem oficial, mas são estados por muitos critérios. Estes são referidos pela ONU como territórios não autônomos, e inclui mais 16 territórios.

Então, quantos países existem no mundo? 193 pela contagem das Nações Unidas. 193 também pela contagem do Departamento de Estado dos Estados Unidos. 201 por uma interpretação apertada das Convenções de Montevidéu. Algo além de 220 por uma interpretação mais flexível. E se fosse contar pelo número de países que têm seu próprio sufixo de domínio -., Tais como Estados Unidos, ou Alemanha -. Iríamos encontrar 243. Então, não existe uma resposta firme, mas 193 é comumente aceita, e em algum lugar entre 193 e 250 parece bastante certo.