Dor nas Axilas – Causas e Tratamentos

Dor nas Axilas – Causas e Tratamentos
Avalie esse post

A axila é a pequena área que se encontra embaixo da junção do braço com o ombro. Quando a dor nas axilas ocorre, pode ser muito intensa. Isso ocorre porque a axila é o lar de uma das redes mais complexas de nervos, conhecida como o plexo braquial. Além disso, existem muitos vasos sanguíneos (veias e artérias) que passam através da mesma área. Esta é uma superfície altamente sensível e as dores nas axilas podem ser mais graves do que você jamais teria imaginado.

dores nas axilas

A intensidade da dor nas axilas pode variar de ligeira a grave, dependendo o fator causal. A maioria das mulheres, quando sofrem de dores nas axilas pensam imediatamente em nódulos mamários ou, ainda pior, o câncer de mama. No entanto, o diagnóstico pode ser imediatamente excluído realizando uma mamografia. A fonte dessa dor pode ser visível (como um nódulo) ou não. Quando a dor não vem de uma fonte visível, é importante considerar a dor referida. Esta dor irradia para a axila de outra parte do corpo, por vezes, provenientes de um local de ferimento distante.

Se as dores nas axilas for local, é importante escolher o tratamento certo. O tratamento escolhido depende do fator causal da dor – lesão, infecção ou inflamação -, mas também de quão grave a dor realmente é. As dores nas axilas é encontrada em pessoas de diferentes idades e sexos. O diagnóstico é mais facilmente feito se o doente sofrer outras modificações, além da dor axila. Um exemplo particular pode ser determinado – pacientes com angina. O sintoma mais importante é a dor no peito, a dor axila aparece como uma modificação secundária.

Quais são as causas das dores nas axilas?

Axila é um lugar onde a dor ou qualquer outro problema é o menos esperado. No entanto, é um dos mais sensíveis de todas as partes do corpo. Dor na axila também pode ser indicativo de câncer de mama, mas na maioria das vezes a dor é inofensiva e é curada por conta própria. Em alguns casos, poderia ser determinante de um problema subjacente e deve ser examinado por um médico. A dor na axila pode ser de diferentes tipos. As principais razões pode ser explicadas abaixo:
  • Lesão do plexo braquial: Um trauma que ocorre devido a um safanão que pressiona o ombro para baixo e puxa a cabeça longe do ombro. É comum com as pessoas em esportes. Problema neural também pode causar dor nas axilas.
  • Infecções como a linfangite que ocorre devido à infecção estreptocócica que afeta ainda mais as condutas de gânglios linfáticos pode causar dor. Na maioria das vezes os antibióticos são prescritos para lidar com esta condição.
  • Infecções como pus na pele ou abscessos na pele leva a protuberâncias que são dolorosas e também podem afetar os folículos pilosos. As lesões também podem ocorrer. O pus pode espalhar e causar uma série de complicações e tem de ser drenado e tratado com antibióticos até secarem.
  • Câncer tais como câncer de mama, linfoma de Hodgkin também podem causar caroço que são dolorosos. Os nódulos são geralmente inofensivos e têm cistos que são bloqueados. Ele também tem o crescimento de gordura e tecido extra.
  • Infecções causadas devido a varicela ou mononucleose, também pode deixar a área da axila dolorosa.
Leia Também  Dermatite Seborreica - Sintomas Causas e Tratamento

Outras causas podem ser:

  • Infecções virais e bacterianas
  • As reacções alérgicas a alimentos, fatores ambientais e produtos cosméticos
  • Os efeitos colaterais da vacinação
  • Cânceres, como câncer de linfoma, cancro de sangue
  • A dor na axila ocorre em homens e mulheres. Os nódulos que são a razão mais comum de dor na axila também pode ocorrer a qualquer um. No entanto, entre as mulheres o câncer de mama é uma outra razão e por isso é o desequilíbrio hormonal que os torna propensos a tais problemas. Durante a menstruação também a dor pode ser sentida como o corpo passa por uma série de mudanças.
Alguns distúrbios subjacentes que podem causar dores nas axilas são mencionados abaixo:
  • A hiperidrose ou transpiração excessiva
  • A inflamação da pele
  • Dermatite de contato
  • Psoríase
  • Acanthosis nigricans
  • Micose ou Tinha axillaris: Um termo usado ocasionalmente para micose afetando a axila.
  • Infecção por fungos Candidíase
  • Intertrigo, o que geralmente acontece nas áreas mais úmidas e ocas do corpo
  • Fervura da axila ou furúnculo
Leia Também  Somatrodol - Cuidado!!! Funciona Mesmo ou é Golpe???
dores nas axilas

Diagnóstico

A fim de detectar a dor e as causas subjacentes o médico examinaria a área de perto para verificar se todas as protuberâncias estão lá. Também é importante saber se a dor é devido às protuberâncias e se as protuberâncias são prejudiciais ou não. Se é prejudicial, então ele tem de ser removido com um tratamento adequado. Os testes de diagnóstico também são realizados como medida de contagem de sangue, raio-X do tórax ou do peito, a biópsia, e testes de alergia. O ultra-som, tomografia computadorizada, ressonância magnética etc também pode ser realizado.

Tratamento das dores nas axilas

Alguns tratamentos importantes são os seguintes:
  • Os esteróides tópicos: Para reduzir a inflamação da pele, comichão e irritação da axila
  • Dissecação do nó de linfa: remover um ou todos os nós cirurgicamente
  • Antitranspirantes para regular a transpiração excessiva nas axilas
  • Os antibióticos para tratar a infecção bacteriana
  • Antifúngico tópico para o tratamento de infecções fúngicas da axila. Por exemplo Cândida.
O tratamento depende da causa, bem como os sintomas. Diferentes tratamentos diferem, respectivamente. Alguns podem demorar alguns dias, enquanto outros podem levar meses. Também nem todas as condições necessitam de intervenção médica. Em muitos dos casos, a dor desaparece por conta própria. É só quando você sentir sintomas anormais e sentir cistos que você deve procurar tratamento médico. Remédios caseiros como compressa quente na área afetada e medicamentos de venda livre (MIP) também pode aliviar o desconforto.