Lendas do Folclore Brasileiro

Lendas do Folclore Brasileiro
Avalie esse post

Assim como qualquer país, o Brasil é cercado por lendas folclóricas que tem suas raízes nas várias religiões, histórias locais e superstições. Essas lendas do folclore brasileiro são passadas de geração em geração e há evidencias de que as primeiras lendas tenham surgido bem antes do descobrimento do Brasil em 1.500 que como todos sabem já era habitado por índios e com a migração de vários povos como escravos, colonos portugueses e europeus, só ajudou a aumentar a quantidade de lendas que hoje fazem parte de nosso folclore.lendas do folclore brasileiro

Lendas do folclore Brasileiro

Vamos conhecer hoje um resumo de cada uma das lendas do folclore brasileiro, desde as mais populares como a lenda do Saci Pererê e Iara até as lendas que não são tão conhecidas, então continue lendo abaixo e conheça um pouco mais dos personagens de cada lenda.

Lenda do Saci Pererê

O saci pererê é responsável por uma das lendas mais populares com pesquisa em todo o Brasil ele até ganhou um dia de comemoração no calendário que é dia 31 de outubro, há indícios de que essa lenda tenha surgido em meados do século XVIII durante o período colonial. A lenda do saci pererê faz parte da educação literária infantil e já ganhou até um personagem na série O Sítio do Pica Pau Amarelo e um livro de Monteiro Lobato, veja a sua história resumida.

O Saci Pererê é uma criatura de uma só perna, acredita-se que ele tenha perdido sua outra perna numa luta de capoeira. Ele tem um gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos que permite que o saci desapareça e reapareça onde ele desejar, e quando ele desaparece viaja em um redemoinho de vento, e também sempre está com seu cachimbo que adora fumar.

O Saci gosta de fazer travessura, é tão brincalhão que chega a ponto de irritar as pessoas, ele espalha o gado, assusta viajantes, esconde brinquedos de crianças, queima o feijão, derruba o sal, resumindo tudo que der de errado em casa ou outro lugar, é certeza de que a culpa seja do saci.

A única forma de capturar um saci pererê é jogando uma peneira nele quando ele estiver passeando no seu redemoinho de vento, após a captura deve-se retirar seu gorro mágico e prendê-lo em uma garrafa, assim ele concederá vários desejos.

Lenda da Iara

Uma famosa sereia brasileira habita no rio Amazonas. Chamada Iara, ou “Mãe d’água”, esta sereia originalmente se assemelhava a uma serpente de água encontrada comumente na Amazônia.

Leia Também  O que é Gliose? Sintomas e Tratamento

Mas, com o passar do tempo, ela se tornou uma mulher imortal de pele marrom e olhos castanhos penetrantes que atraíam homens que passavam perto do rio para sua desgraça. Iara costuma ficar sentada a beira do rio, ela tem uma voz tão irresistível que qualquer homem que a ouve cantando fica hipnotizado por seus encantos e pulam no rio, onde Iara os leva para seu palácio subaquático e lá se casa com eles.

A lenda diz que Iara era uma índia, considerada a melhor entre os guerreiros da tribo e seu pai que era um pajé tinha o maior orgulho de sua filha.

Só que Iara não era a única filha do pajé, seus irmãos guardavam muita raiva dela, por ela se sair melhor do que eles e por causa do carinho de seus pai, seus irmão resolveram matá-la. Como Iara tinha uma audição muito boa, ouviu o plano de seus irmãos que planejavam a matar assim que ela dormisse, decidiu matá-los primeiro.

Com medo de seu pai, o pajé, ficar com raiva, Iara fugiu para longe, mas seu pai conseguiu a encontrar com sua equipe de busca implacável, e como punição por ter matado seus irmãos, o pajé decidiu que ela seria jogada no  encontro dos rios negro e solimões. Só que para sorte de Iara alguns peixes a resgataram e a transformaram em uma bela sereia.

Lenda do Negrinho do Pastoreio

Uma lenda do sul do Brasil, o negrinho perdeu os cavalos que estava cuidando. Seu mestre cruel chicoteou o menino  e o jogou, sangrando, em um formigueiro, onde morreu. Ele voltou, invisível, e agora monta seu cavalo em montes remotos. Se você prometer acender uma vela em sua honra, ele o ajudará a encontrar objetos perdidos.

Lenda do Curupira

Curupira ou Caipora é um anão, com os pés virados para trás, calcanhares para a frente e os cabelos vermelhos. Ele é uma entidade da floresta que protege árvores e animais e é dito ser capaz de controlar a vida selvagem. Ele pode ser generoso para as pessoas que viajam através em uma floresta e caçam para poder se alimentar, mas também pode ser violento contra os caçadores que caçam por prazer e lenhadores. O método que o curupira usa para assustar os caçadores são assovios e sons agudos, e também pode confundir os caçadores com imagens ilusórias para assim espantar seus inimigos da floresta.

Conclusão

Como podemos ver existem muitas lendas do folclore brasileiro, aqui não contamos nem metade, mas prometemos continuar atualizando nosso post e ainda traremos: a lenda do boitatá, a lenda do boto cor de rosa, a lenda da mula sem cabeça. a lenda do bumba meu boi, a lenda da cuca e muitas outras mais.

Leia Também  Desenhos para imprimir e colorir

Aguarde e visite sempre nosso post para ver quando colocaremos sua lenda preferida.