Qual faculdade devo fazer? Qual profissão seguir

Qual faculdade devo fazer? Qual profissão seguir
Avalie esse post

Após o fim do ensino médio, é comum as pessoas virem e perguntar ” e agora, o que você vai fazer da sua vida? qual profissão vai seguir? Qual faculdade pretende fazer?”

Geralmente essa pergunta é difícil de ser respondida pois após o fim do ensino médio podem ainda haver muitas dúvidas de qual profissão seguir. Pesquisas indicam que apenas 5% das pessoas acertam de primeira na escolha da carreira, os outros 95% passarão por várias carreiras até descobrirem o que realmente querem, ou apenas se conformarão com a que escolheram por não conseguirem decidir qual a melhor.

qual faculdade devo fazerPergunte as pessoas ao seu redor sobre conselhos de qual profissão seguir, ou qual curso superior deve fazer, e terá respostas como ” siga sua paixão, pesquise na internet, faça o que gerará mais dinheiro”. Mas saiba á caminhos muito melhores para saber qual faculdade ou profissão seguir.

Qual faculdade devo fazer

Não há uma maneira exata para descobrir o melhor caminho a seguir, é necessário muita pesquisa e decidir se vai escolher sua paixão, ou vai escolher o que gerará mais dinheiro e status. Há muitas coisas que devem ser colocadas na balança, por exemplo, será que fazendo o que eu gosto de paixão será o suficiente para sustentar minha família? Ou, será que fazendo o que me gerará mais dinheiro me trará a felicidade a longo prazo?

Leia Também  Papel de parede 3d para Computador - Fundo para computador 3D

Mesmo não tendo uma maneira exata de descobrir qual faculdade fazer, elaborei algumas dicas que o ajudarão a se colocar no melhor caminho possível.

Procure informações suficientes

Existem milhares de faculdades, cursos e carreiras por ai, e muitas delas podem ser a junção perfeita do que você é bom, o que você ama e o que está na demanda de empregos.

Dedique uma parte de seu dia para pesquisar sobre carreiras, empregos que mais pagam bem, profissões que mais necessitam de de profissionais qualificados e não encontram. Anote os que chamarem a sua atenção, isso o ajudará a ter uma ideia clara de muitas profissões que talvez possam ser a escolha certa.

Saiba o que realmente quer fazer

Há milhares de grandes profissões no mundo, mas são poucas que são ideais para você. Elas devem ser compatíveis com sua personalidade, valores e interesses.

Pesquisando no google ” qual faculdade devo fazer, ou qual curso escolher” encontraremos muitos testes vocacionais, particularmente acredito que esses testes não são a melhor alternativa mas se acreditar que não, realize alguns testes.

Após fazer alguns testes vocacionais e mesmo assim não conseguir decidir qual faculdade seguir, avalie ideias de carreiras com algumas dicas práticas.

Leia Também  Calos nas mãos e pés - Como Tirar calo plantar DEFINITIVAMENTE

Esta carreira é interessante? Veja cada uma das opções de carreiras que você anotou, não é necessário ser loucamente apaixonado por ela mas se ela lhe soar interessante e despertar o desejo de saber mais sobre, é uma boa arriscar.

Esta carreira envolve trabalho em algo que eu seja bom? Por exemplo, de nada adiante eu querer ser escritor se não sou bom em escrever coisas, ou então, como ser piloto se tenho medo de altura. Seguir uma carreira que vai contra sua tendências naturais é catastrófico. Se o trabalho em si entra em conflito com sua personalidade ou conjunto de habilidades, pule para o próximo.

O mundo precisa dessa carreira? Praticamente falando, você precisa de um emprego. Então, antes de mergulhar numa nova carreira, veja se há uma chance razoavelmente boa que alguém vai contratá-lo no final. Confira as projeções de emprego para avaliar se sua carreira está em demanda.

Faculdade: O que fazer, dicas da especialista

Então seja corajoso, não escolha a faculdade porque seu pai ou sua mãe também fez. tome essas medidas e você estará muito mais perto de encontrar um emprego que você ama.

Fonte da imagem: Vestibular Hoje