A maconha é a droga ilegal cujo consumo é mais prevalente entre os jovens de hoje, conheça um pouco de tudo sobre a maconha.
Muitas vezes, os adolescentes e seus pais ou responsáveis não estão cientes dos muitos riscos para a saúde física e mental decorrentes do uso da maconha. Na verdade, a maconha (cujo nome científico é Cannabis sativa) hoje em dia é mais potente que nos últimos anos. O consumo deste tipo mais forte de maconha também poderia contribuir para o aumento do risco de efeitos adversos para a saúde. Se os perigos da maconha afetam pessoas de todas as idades, os próprios jovens são particularmente vulneráveis.
Saiba mais sobre os riscos à saúde associados ao uso de maconha.
O que é a maconha?
A maconha (também chamada de beck, haxixe e erva) vem da planta Cannabis .O ingrediente ativo da maconha e outros produtos da planta Cannabis, como o haxixe e óleo de haxixe é uma substância chamada tetrahidrocanabinol (THC).
Em geral, o termo “marijuana” refere-se a flores e folhas secas da planta, mas também pode referir-se as sementes e caules. A cor da maconha varia do verde ao cinza esverdeado e marrom. A fumaça muitas vezes tem um cheiro pungente e picante.
Maconha é geralmente fumada em cigarros enrolados à mão, em folhas de charutos, folhas de seda ou de caderno mesmo. Ela também pode ser preparada e ingerida.
Haxixe é feito a partir da resina da maconha pressionada. Sua cor varia do verde ao preto ao loiro e marrom. Por vezes, pode ser flexível e maleável, por vezes, firme e quebradiço. Em geral, o haxixe é fumado, mas também pode ser ingerido. Ele geralmente contém mais THC do que a maconha.
O óleo de haxixe também é produzido pela extração da resina da planta. Sua cor varia do dourado ao marrom escuro através do vermelho. O óleo de haxixe é geralmente um líquido espesso e pegajoso. Geralmente é adicionado em gotas ao cigarro e fumo. Ele geralmente contém mais THC do que a maconha.
Quais são os sintomas da maconha?
A maconha hoje é mais poderosa do que comparada a muitos anos atrás. Estudos mostram que a concentração média de THC, o principal componente psicoativo da maconha, aumentou em 300% a 400% ao longo das últimas décadas.
Quando a maconha é “bolada” e fumada, o THC presente no fumo passa rapidamente dos pulmões para o sangue. Uma vez que o sangue flui continuamente pelo corpo, o THC atinge rapidamente o cérebro. Depois de alguns minutos, vários sintomas da maconha surgem a curto prazo surgem.
Os sintomas da maconha a curto prazo pode durar até 8 horas depois de fumar ou mais de 12 horas após a ingestão.
Malefícios da maconha
Muitos dos efeitos nocivos físicos e mentais da maconha são conhecidos. No entanto, o uso de maconha também está associado com efeitos que o usuário não deseja ou não é esperado.
Malefícios e sintomas de quem fuma maconha
A Maconha pode ter efeitos imprevistos ou indesejados. Ao invés de sentir-se calmo e eufórico, algumas pessoas podem experimentar outros efeitos, tais como:
nervosismo;
ansiedade ou pânico;
paranoia leve;
alucinações e delírios.
Esses sintomas são também uma ótima forma de como saber se uma pessoa fuma escondido.
Os jovens são particularmente vulneráveis aos efeitos do uso da maconha para a saúde, incluindo os seus efeitos adversos sobre o funcionamento da mente, psicose e esquizofrenia.
Isto é explicado pelo fato de que a adolescência é um período crítico para o desenvolvimento do cérebro. O THC tem como alvo um sistema no cérebro que desempenha um papel importante na forma de como o cérebro se desenvolve e trabalha. A presença de THC no cérebro em um momento tão crítico pode, portanto, afetar o desenvolvimento do cérebro e afeta a operação adequada. Isto também pode aumentar o risco de desencadear um episódio psicótico ou uma doença mental, tais como a esquizofrenia.
Efeitos adversos da maconha
O consumo regular da maconha a longo prazo pode ter efeitos negativos sobre a concentração, causa perda de memória, afeta a capacidade de pensar e tomar decisões e diminuir o QI. Alguns destes efeitos podem persistir após parar de fumar maconha.
Um “maconheiro”, que começa no início da adolescência, e continua fumando por muito tempo tem um risco aumentado de psicose e esquizofrenia. O risco é ainda maior em pessoas que têm história pessoal ou familiar de doença mental.
Como saber se uma pessoa fuma escondido
Em relação aos efeitos físicos, as drogas podem:
dilatar os vasos sanguíneos no olho, dando-lhes uma cor vermelha;
relaxar e dilatar as vias respiratórias que levam aos pulmões;
aumento da pressão arterial;
dobrar o ritmo normal do coração.
A fumaça da maconha irrita a garganta e os pulmões, provoca tosse e induz sintomas relacionados com bronquite. A fumaça da maconha também contém muitas substâncias cancerígenas que também são encontradas no fumo do tabaco.
Um aumento da frequência cardíaca pode impor um estresse significativo para o coração.
Quando os efeitos da droga desaparecem, o usuário pode ter dificuldade em adormecer ou sentir os seguintes efeitos:
irritabilidade;
ansiedade;
fome;
depressão.
Estes efeitos de curto prazo pode ser sentidos mesmo que o uso de maconha seja ocasional.
A maconha contém centenas de substâncias, algumas das quais são psicoativas e pode afetar funcionamento do cérebro e do corpo.
Maconha pode afetar a sua concentração, a sua capacidade de pensar e tomar decisões e coordenação. Ela pode afetar suas habilidades motoras, incluindo a sua capacidade para conduzir.
uso de maconha pode aumentar a ansiedade, causar ataques de pânico e, em alguns casos, causar alucinações.
Como parar de fumar maconha
Primeiramente para saber como parar de fumar maconha, deve haver a decisão de querer para de fumar, se um viciado for forçado a parar talvez logo volte novamente. Após decidir para de fumar é hora de se afastar de pessoas que fumavam maconha com você. Procure alguma coisa para entreter a cabeça como uma academia, pois assim que surgir a vontade de fumar, exercícios físicos podem aliviar a vontade.
Há também no Brasil muitas clínicas de reabilitação que são capazes de ajudar na recuperação.
Legalização da maconha
A maconha não é uma droga liberada no Brasil. A posse e o consumo de maconha continuam ilegais.
Há no Brasil várias manifestações pedindo a liberação para consumo e fins medicinais, mas o governo continua relutante sobre esse assunto.