Pílula do Dia Seguinte – Preço, Efeitos, Marcas

advertising

Como tomar a pílula do dia seguinte

A pílula do dia seguinte é uma forma de contraceptivo de emergência. Se a relação ocorreu dentro das últimas 72 horas, este é um meio seguro e eficaz para prevenir a concepção. Tem havido muita controvérsia em torno desta pílula desde que foi introduzido no mercado anos atrás.

O problema parece ser com o pensamento errôneo de que este medicamento leva a abortos espontâneos em mulheres que já estão grávidas. Isso não é o caso. A pílula do dia seguinte realmente bloqueia antes que a concepção ocorra sempre em primeiro lugar, isso é muito diferente do que causa a morte fetal. No entanto, ainda existem muitas pessoas de certos grupos religiosos que consideram o uso da pílula como tabu.pilula_do_dia_seguinte

Como funciona a pílula do dia seguinte?

Esta forma de contracepção de emergência usa o mesmo hormônio que são encontrados em pílulas anticoncepcionais, a progesterona. A única diferença é que esta pílula em particular usa uma dose muito maior do que a pílula anticoncepcional padrão e por isso não é considerada algo que deve ser tomado regularmente.

O hormônio progesterona funciona impedindo que os ovários liberem o óvulo. Se não houver um ovulo presente no esperma para fertilizar então é claro que a gravidez pode não ocorrer. Além disso, a hormona utilizada neste comprimido também irá parar o espessamento do revestimento uterino de uma mulher que pode impedir que um feto de seja capaz de unir à parede do útero.

advertising

Há também evidências que essa pílula do dia seguinte faz com que o muco cervical engrosse, impedindo a passagem do esperma e a fusão com o óvulo.

Razões para tomar a pílula do dia seguinte

Há uma série de razões que uma mulher pode optar por usar a contracepção de emergência. Caso aconteça de outros métodos de controle de natalidade falhar, como o rompimento da camisinha, é uma das razões mais comuns para o uso desta pílula.

No entanto, também existem circunstâncias que podem ocorrer causada pelo calor do momento, resultando em relações sexuais desprotegidas. Esta é também uma razão muito comum que as mulheres optam por usar essa forma de contracepção de emergência.

Infelizmente, existem também situações, como sexo desprotegido forçado como resultado de estupro. Nesta situação, a mulher pode engravidar de assaltantes, levando a importantes repercussões emocionais para a mãe da criança mais tarde na vida. Neste caso, a maioria dos médicos sugere o uso de pílula do dia seguinte até 72 horas após o incidente.

Desculpas utilizadas para usar a pílula do dia seguinte

Essa pílula foi criada para uso em contracepção de emergência, e não pode ser uma justificação para as mulheres praticarem sexo inseguro, tanto quanto gostariam.como tomar a pílula do dia seguinte

Esta pílula não pode ser utilizada como um contraceptivo regular e só deverá ser utilizada em casos de emergência. Isto significa que não é considerada uma forma segura de contracepção permanente e nunca deve ser usado no lugar de outros meios de controle da natalidade.

Além disso, essa pílula não impede a propagação de perigosas doenças sexualmente transmissíveis e, portanto, recomenda-se que todos os casais utilizam alguma forma de proteção que evite a propagação de doenças sexualmente transmissíveis.

Quando tomar a pílula do dia seguinte

O momento ideal para tomar a pílula do dia seguinte é dentro das primeiras 24 horas após a relação sexual desprotegida. Isto é, quando a pílula será mais eficaz. Se por algum motivo não puder tomar a pílula durante esse período de tempo, você pode usar com segurança a medicação por até 72 horas, ou três dias após a relação sexual desprotegida ter ocorrido.

Esta pílula pode ser obtida na farmácia local, desde que tenha 18 anos de idade ou mais. O período de 72 horas é muito útil para dar a mulher uma grande quantidade de tempo para decidir se quer ou não quer usar a pílula do dia seguinte. Existem ainda alguns estudos que dizem que a pílula pode ser eficaz por até cinco dias.

Como a pílula do dia seguinte é tomada

Tipicamente, existem dois comprimidos e um teste de gravidez encontrado no kit. A maioria dos médicos sugerem a execução do teste de gravidez antes de tomar a pílula. Após tomar a primeira pílula deve-se esperar um período de 12 horas para assim tomar a segunda pílula.

A melhor maneira de obter a medicação é através de um médico para que ele também possa prescrever algo para náuseas e vômitos. Esse efeito colateral é comumente associado com a pílula e em alguns casos pode ser bastante grave.

Por esta razão, tomar alguma coisa para evitar vômitos antes de tomar a pílula do dia seguinte pode reduzir a possibilidade de expulsar a dose inicial através do vômito. Enquanto esta pílula tem cerca de 85% de eficácia na maioria dos casos, existem ocorrências de casos onde a mulher engravida mesmo depois de tomar a pílula.

Devido a isso, sugere-se que você consulte um médico se a sua menstruação não retornar no prazo de um mês depois de tomar o contraceptivo de emergência.

A necessidade de sexo seguro tem aumentado ao longo das últimas décadas, como resultado do surgimento do vírus mortal HIV. Por esta razão, é importante reiterar a importância de fazer escolhas sábias quando se trata de ter relações sexuais desprotegidas.

advertising