No geral uma infecção no sangue pode ser causada por bactérias, fungos e vírus, que nada mais são micro-organismos que causam doenças infecciosas.
Eles invadem os organismos que estão com seu sistema imunológico fraco como é o caso de bebês recém nascidos, grávidas e pessoas com aids, e ali encontram um ambiente favorável para se desenvolverem e se reproduzirem.
Nos hospitais estamos mais sujeitos a desenvolver alguns tipos de infecções que na maioria das vezes só afeta certos locais como boca, feridas, pele e cicatrizes.
Ela pode evoluir para uma infecção no sangue grave e perigosa podendo causar uma condição conhecida como sepse que quando não é tratada a tempo e acaba se espalhado ficando um pouco mais complicada de se tratar e algumas vezes pode ser até fatal.
O que é infecção no sangue? Sintomas
Após o sangue ser contaminado pelos agentes infecciosos é questão de pouco tempo até ela chegar a todas as partes do corpo e os sintomas podem ser sentidos em todos os seus órgãos, então seus sintomas vão depender de onde a infecção está, podendo causar abcessos no cérebro, coração e rins.
Outros sintomas comuns podem ser sentidos como febre, taquicardia, confusão mental feridas vermelhas na pele e falhas em órgãos como rins, pulmões e sistema nervoso.
Infecção no sangue tem cura?
Antigamente até podia se dizer que não havia cura para infecção no sangue, mas hoje em dia as coisas mudaram.
Com o diagnóstico correto feito pelo médico, tratamentos com antibióticos via intravenosa serão administrados no paciente, além de muitos líquidos para manter a pessoa hidratada, também serão administrados medicamentos para regular a pressão arterial.
Como Prevenir uma infecção no Sangue?
A principal dica para prevenir essa infecção é manter uma boa assepsia dos materiais hospitalares como tubos cateteres e afins.
Trajes hospitalares também devem ser esterilizados de forma que não sobre resquícios de sangue, fezes ou qualquer fluido corporal.